Turma MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em História e Literatura Musical

Subtítulo

Ópera e Cinema

Cód. Disciplina - Turma

MS103 - A


Sala no LIS
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS103 - Tópicos Especiais em História e Literatura Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Propõe-se que os alunos participem do congresso "Re-imagining italianità: Opera and Voices on the Move", a ser realizado na UNICAMP nos dias 16 e 17 de setembro. Detalhes em: https://www.ucl.ac.uk/centre-transnational-history/research-and-publications/re-imagining-ita/events/campinas-conference-event/index. NO DIA 10/08 NÃO HAVERÁ AULA.

Docentes

Paulo Mugayar Kühl

Critério de Avaliação

Participação nas aulas, seminários e um trabalho escrito.

Bibliografia

- Bellemare, Pierre. “Opera on Optical Video Disc, or the Latest (and Final?) Avatar of the Gesamtkunstwerk.” In Opera in the Media Age: Essays on Art, Technology, and Popular Culture. Edited by Paul Fryer, 173–197. Jefferson, NC: McFarland, 2014. - Beylie, Claude, Jean-Michel Brèque, Michèle Friche, Philippe Godefroid, and Fernard Leclercq. “Trente classiques du film-opéra.” Combined issue of L’Avant-Scène Opéra (no. 98) and L’Avant-Scène Cinéma 360 (May 1987): 54–87. - Citron, Marcia J. “Opera and Film.” In The Oxford Handbook of Film Music Studies. Edited by David Neumeyer, 44–71. New York: Oxford University Press, 2014. - Citron, Marcia J.Opera on Screen, New Haven e Londres Yale Univ. Press, 2000 - Citron, M. J. - When opera meets film, Cambridge, Cambridge Univ. Press, 2010 - Fawkes, Richard. Opera on Film. London: Gerald Duckworth, 2000 - D. Goldmark, L. Kramer, R. Leppert, R. (ed.), Beyond the Soundtrack. Representing Music in Cinema, Univ. of California Press, 2007 - J. Joe e R. Theresa, Between Opera and Cinema, Nova York, Routledge, 2002 - Levin, David (org.). Opera through other eyes. Stanford, CA : Stanford University Press, 1993. - Wlaschin, Ken. Encyclopedia of Opera on Screen: A Guide to More Than 100 Years of Opera Films, Videos, and DVDs. New Haven, CT: Yale University Press, 2004

Conteúdo

A proposta é acompanhar, através de um conjunto de filmes, as relações entre ópera e cinema em vários aspectos: ópera e política; ópera e a poética cinematográfica; ópera e identidades nacionais, com o cinema como grande propagador de ideias; processos de mediação na ópera e no cinema; iconografia musical, cinema e ópera; ópera como elemento episódico em filmes. Os filmes a serem analisados são: 1) Uma noite na ópera (1935) - irmãos Marx 2) Senso (Sedução da carne - 1955) - Lucchino Visconti 3) La Luna (1979) - B. Bertolucci 4) E la nave va (1983) - F. Fellini 5) Fitzcarraldo (1982) - W. Herzog 6) Diva (1981) - J.-J. Beineix 7) O poderoso chefão 3 (1991) - F. F. Coppola 8) Encontro com Vênus (1991) - István Szabò 9) Farinelli (1994) - Gérard Corbiau 10) Amadeus (1984) - Milos Forman 11) Aria (1987) - vários diretores Também serão examinados trechos de filmes em que a ópera aparece de maneira episódica.

Metodologia

Serão abordados textos que tratam das relações entre ópera e cinema em seus vários aspectos. A proposta inclui assistir aos filmes e discuti-los em sala de aula, com apoio da bibliografia.

Observação

Como parte do curso, sugiro a participação dos alunos no evento "Re-imagining italianità: Opera and Voices on the Move", a ser realizado na UNICAMP nos dias 15 e 16 de setembro. Detalhes em : https://www.ucl.ac.uk/centre-transnational-history/research-and-publications/re-imagining-ita/events/campinas-conference-event/index
-->