Turma AC300 - Dramaturgias - Turma B

Nome

Dramaturgias

Subtítulo

Rescrituras Dramatúrgicas

Cód. Disciplina - Turma

AC300 - B


Sala AC-08 Paviartes, Dep. Artes Cênicas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC300 - Dramaturgias
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Isa Etel Kopelman

Critério de Avaliação

Participação nas análises dos trabalhos criativos. Apresentação dos seminários. Apresentação dos trabalhos individuais.

Bibliografia

BÁSICA: ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. Porto Alegre: Editora Globo, 1966. GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (Orgs.). Leituras do Corpo. São Paulo: Annablume Editora, 2012. SARRAZAC, Jean-Pierre. Fábula, Processo, Paixão. In: Sobre a fábula e o desvio. Rio de Janeiro: 7 Letras: Teatro do Pequeno Gesto, 2013, p. 73-92. SARRAZAC, Jean-Pierre (Org.). Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012. COMPLEMENTAR: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo?. In: O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009, p. 57-73. FERNANDES, Silvia. Notas sobre a Dramaturgia Contemporânea. In: Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010, p. 153-169. GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (Orgs.). Leituras da Morte. São Paulo: Annablume Editora, 2007. RAMOS, Luiz Fernando. O Parto de Godot e outras encenações imaginárias. São Paulo: Huiticec/Fapesp, 1999. SARRAZAC, Jean-Pierre (Org.). Poética do Drama Moderno. São Paulo: Perspectiva, 2017. SINISTERRA, José Sanchis. Da Literatura ao Palco. São Paulo: É Realizações, 2016. 
 SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Perspectiva, 2001.

Conteúdo

A disciplina, de caráter teórico-prático, tem como objetivo investigar linguagens e processos criativos de dramaturgias contemporâneas, bem como problematizar a noção de ação e as tensões entre ação, ficção e experiência, integradas às questões discursivas e narrativas da reescritura dramatúrgica. Nessa direção, trata-se de proceder a) à elaboração criativa da reescrita dramática, partindo de um texto literário prévio proposto individualmente pelo aluno; b) ao levantamento das tematizações fundamentais que atravessam essas obras. A perspectiva de poéticas dramatúrgicas nas quais o registro da cena não é mais abordado no contexto exclusivo da mimese, agrega estruturas discursivas e narrativas em que a memória, imagem e o corpo movimentam-se em meio aos fragmentos de alguma fabulação. Nesta direção, ficção e realidade no jogo da cena dialogam com as formas mais diversificadas do discurso dramatúrgico. Daí o exame das noções de ação a partir do aristotelismo às formulações teóricas modernas e contemporâneas (em Peter Szondi e nas propostas “desviantes” de Jean-Pierre Sarrazac). Tópicos a serem abordados: - Considerações sobre a Fábula. - Personagem/Impersonagem - A partilha das Vozes - Transbordamento, o "drama da vida". - O jogo de cena e ação dramática. - A rubrica como protocolo da (a) (re)presentação

Metodologia

Aulas expositivas; Leituras programadas da bibliografia; Seminários, apresentações, análise do material artístico; Acompanhamento das proposições experimentais.

Observação

O texto literário deve ser previamente proposto pelo aluno, que deve também justificar sua escolha e informar à professora por e-mail na carta de intenções.
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