Turma AC300 - Dramaturgias - Turma B
Nome
Dramaturgias
Subtítulo
Rescrituras Dramatúrgicas
Cód. Disciplina - Turma
AC300 - B
Sala
AC-08 Paviartes, Dep. Artes Cênicas
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC300 - Dramaturgias
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Participação nas análises dos trabalhos criativos.
Apresentação dos seminários.
Apresentação dos trabalhos individuais.
Bibliografia
BÁSICA:
ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. Porto Alegre: Editora Globo, 1966.
GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (Orgs.). Leituras do Corpo. São Paulo: Annablume Editora, 2012.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Fábula, Processo, Paixão. In: Sobre a fábula e o desvio. Rio de Janeiro: 7 Letras: Teatro do Pequeno Gesto, 2013, p. 73-92.
SARRAZAC, Jean-Pierre (Org.). Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
COMPLEMENTAR:
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo?. In: O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009, p. 57-73.
FERNANDES, Silvia. Notas sobre a Dramaturgia Contemporânea. In: Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010, p. 153-169.
GREINER, Christine; AMORIM, Claudia (Orgs.). Leituras da Morte. São Paulo: Annablume Editora, 2007.
RAMOS, Luiz Fernando. O Parto de Godot e outras encenações imaginárias. São Paulo: Huiticec/Fapesp, 1999.
SARRAZAC, Jean-Pierre (Org.). Poética do Drama Moderno. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SINISTERRA, José Sanchis. Da Literatura ao Palco. São Paulo: É Realizações, 2016.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Perspectiva, 2001.
Conteúdo
A disciplina, de caráter teórico-prático, tem como objetivo investigar linguagens e processos criativos de dramaturgias contemporâneas, bem como problematizar a noção de ação e as tensões entre ação, ficção e experiência, integradas às questões discursivas e narrativas da reescritura dramatúrgica. Nessa direção, trata-se de proceder a) à elaboração criativa da reescrita dramática, partindo de um texto literário prévio proposto individualmente pelo aluno; b) ao levantamento das tematizações fundamentais que atravessam essas obras.
A perspectiva de poéticas dramatúrgicas nas quais o registro da cena não é mais abordado no contexto exclusivo da mimese, agrega estruturas discursivas e narrativas em que a memória, imagem e o corpo movimentam-se em meio aos fragmentos de alguma fabulação. Nesta direção, ficção e realidade no jogo da cena dialogam com as formas mais diversificadas do discurso dramatúrgico. Daí o exame das noções de ação a partir do aristotelismo às formulações teóricas modernas e contemporâneas (em Peter Szondi e nas propostas “desviantes” de Jean-Pierre Sarrazac).
Tópicos a serem abordados:
- Considerações sobre a Fábula.
- Personagem/Impersonagem
- A partilha das Vozes
- Transbordamento, o "drama da vida".
- O jogo de cena e ação dramática.
- A rubrica como protocolo da (a) (re)presentação
Metodologia
Aulas expositivas;
Leituras programadas da bibliografia;
Seminários, apresentações, análise do material artístico;
Acompanhamento das proposições experimentais.
Observação
O texto literário deve ser previamente proposto pelo aluno, que deve também justificar sua escolha e informar à professora por e-mail na carta de intenções.