Turma AV204 - Laboratório IV - Turma A

Nome

Laboratório IV

Subtítulo

Impressões gráficas: o tempo e a memória na produção de livros de artista e livros-objeto

Cód. Disciplina - Turma

AV204 - A


Sala Laboratório de Gravura
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV204 - Laboratório IV
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas dessa disciplina terão início no dia 16/08/2018.

Docentes

Luise Weiss

Critério de Avaliação

Desenvolvimento de trabalhos práticos apresentados em forma de seminários e a entrega de um memorial descritivo contendo pesquisa teórica, reflexão e leituras de textos indicados, além da produção artística – desenhos, fotografias, gravuras, técnicas mistas, colagens e outros.

Bibliografia

ASSMAN, Aleida. Espaços da recordação. Trad. de Vera Ribeiro. Campinas: Editora UNICAMP, 2011. BAUDSON, Michel. L’Art et le Temps. Bruxelles: Le Nouveau Musée-Villeurbanne, 1984. BOBBIO, Norberto. O Tempo da Memória. Trad. de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997. BORGES, Jorge Luis. Cinco visões pessoais. Trad. de Maria Rosinda e Ramos da Silva. Brasília: Editora UNB, 1985. BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. São Paulo: Editora Ateliê, 2003. BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (orgs.). Memória (res)sentimento. Campinas: Editora UNICAMP, 2001. CADÔR, Amir Brito. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. CASTLEMAN, Riva. A century of Artists Books. New York: Harry N. Abrams, 1994. CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar: Cultura escrita e literatura. São Paulo: Editora UNESP, 2007. COLOMBO, Fausto. Os arquivos imperfeitos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1991. DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le Temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 2000. FARR, Jan. Memory. Documents of Contemporary Art. Whitechapel Gallery, 2012. FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean. O aparecimento do Livro. São Paulo: EDUSP, 2017. FRANZ, Marie-Louise von. Mistérios do tempo. Mitos, deuses, mistérios. Madrid: Edições del Prado, 1977. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 1997. LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. de Bernardo Leitão. Campinas: UNICAMP, 1996. LYONES, Martyn. Livro. Uma história viva. Trad. de Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora SENAC, 2011. MAURON, Véronique; RIBAUPIERRE, Claire. Les corps évanoui, les images subites. Paris: Hazan, 1999. MELOT, Michel. Livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012. MEREWETHER, Charles. The archive. Documents of Contemporary Art. Whiteschapel Gallery, 2006. MOEGLIN-DELCROIX, Anne. Esthétique du libre d’artiste. Juan Michel Place: Bibliothèque Nationale de France, 1997. RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. de Alain François. Campinas: Editora UNICAMP, 2007. SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). Palavra e imagem, memória e escritura. Chapecó: Editora Argos, 2006. SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, memória, literatura. Campinas: Editora UNICAMP, 2003. SILVEIRA, Paulo. A página violada. Da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2001. WASSERMAN, Krystyna. The book as Art. New York: Princeton Architectural Press, 2007. WEINRICH, Harold. Lete / Arte e Crítica do esquecimento. Trad. de Lya Luft. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2001. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes – Vol.1, nº1 (maio, 2008) – Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2008.

Conteúdo

Estudar a presença dos livros de artista e livros-objetos no panorama da arte contemporânea. Alguns aspectos históricos e variantes do tema como situar questões espaço-temporais; - Presença e diálogo entre linguagens artísticas: fotografia, desenho, gravura, etc... relacionados aos conceitos de memória e apagamento; Referências de artistas contemporâneos, entre eles: Paulo Brusky, Arthur Barrio, Lygia Pape, Regina Silveira, Edith Derdyk, Leila Danziger, Lena Bergstein, Lúcia Loeb e Waltércio Caldas; - Estudo da produção artística de artistas internacionais como: Anselm Kiefer, Christian Boltanski, e outros; - Arquivos, fotografias, pesquisas de documentos históricos recriados como ficção, textos, cartas, arquivos e fotografias; - Desenvolvimento de práticas no ateliê: pesquisas gráficas (suportes, ferramentas, materiais, etc...); - Experimentações com diversos materiais e linguagens gráficas; - Reflexão e pesquisa relacionados às leituras bibliográficas.

Metodologia

Desenvolvimento dos tópicos apontados: gravura contemporânea, questões das matérias, ação do tempo, questões da memória visual na produção de livros de artista; - Indicação de leituras, ação do tempo, questões da memória visual; - Indicação de leituras, textos e bibliografia; - Pesquisas e projetos práticos de ateliê; - Seminários com apresentação dos trabalhos desenvolvidos, aliados à pesquisa teórica e prática.

Observação