Turma MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia - Turma F

Nome

Tópicos Especiais em Música e Tecnologia

Subtítulo

Composição e interpretação da música mista

Cód. Disciplina - Turma

MS106 - F


Sala Escola Livre de Música - CIDDIC
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Jônatas Manzolli

Danilo Augusto de Alburquerque Rossetti

Stéphan Olivier Schaub

Critério de Avaliação

Participação em todas as áreas, entrega de um ensaio sobre os processos trabalhados, participação nos ensaios e no concerto de enceramento como compositor e/ou intérprete.

Bibliografia

Analyser la musique mixte. Série de seminários e conferências realizadas no IRCAM, 2012. Disponível em: https://medias.ircam.fr/xf278c9_analyser-la-musique-mixte. Emmerson, Simon. "Beyond the acousmatic: hybrid tendencies in electroacoustic music." Music, electronic media and culture. Routledge, 2016. 66-94. Harvey, Jonathan. "The metaphysics of live electronics." Contemporary Music Review vol. 18, n. 3 (1999): 79-82. Holmes, Thom. Electronic and Experimental Music: Foundations of New Music and New Listening. Nova York: Routledge, 2003. Manzolli, Jônatas. Interpretação mediada, pontos de referência, modelos e processos criativos. Música Hodie v. 13, n. 1, 2013, p. 48-63. Puckette, Miller. Theory and Technique of Electronic Music. World Scientific Publishing, 2006. Roads, Curtis. The computer music tutorial. Cambridge: MIT press, 1996. Rossetti, Danilo; Almeida, Alexandre Z. Música mista para piano: relato de um projeto pedagógico. In: Marun Filho, N.; Benedetti, D. Anais do IV Performa Clavis Internacional 2016. São Paulo: IA/UNESP, 2016, p. 42-51. Schaub, Stéphan; Tavares Tiago; Simura, Ivan. (2013). Mixing Symbolic and Audio Data in Computer Assisted Music Analysis. SMC - Sound and Music Conference, Estocolmo, Suécia, 2013. Solomos, Makis. "De la musique au son." L’émergence du son dans la musique des XXe-XXIe siècles. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2013.

Conteúdo

Introdução à história e à analise da música mista: A disciplina abordará repertório da música mista, desde as primeiras experiências dos anos 1950, congregando instrumentos e fita magnética, até o advento de processamentos em tempo real em computadores, desde os anos 1980 até os dias de hoje. Composição e performance da música mista: Composição eletroacústica, narratividade e dramaturgia do material eletroacústico; ampliação de recursos sonoros e musicais dos meios instrumentais (técnicas estendidas, etc…): interação entre escrita instrumental e processos eletroacústicos / convergência entre os dois universos sonoros; introdução aos tratamentos sonoros aplicados à música, análise, processamento e controle do sinal acústico em tempo real. Aspectos técnicos: A luteria eletroacústica, os quesitos principais para a construção de meio ambientes digitais para a performance. Técnicas de captação e difusão sonora, experimentações em estúdio, organização de ensaios e a realização de concertos no contexto da música mista (em tempo real), exploração de recursos sonoros decorrentes de novas técnicas instrumentais Este conteúdo será veiculado através de oficinas praticas, ensaios em estúdio com experimentações entre instrumentos e processamentos eletrônicos em tempo real, visando a construção de interações convergentes entre estes dois meios. No final do semestre, será realizado um concerto com o repertório preparado durante os ensaios.

Metodologia

O conteúdo estará dividido em três áreas de atividades: Área 1: Aulas expositivas presenciais abordando os tópicos do conteúdo programático (quintas-feiras pela manhã, local a definir). Área 2: Oficinas de experimentação congregando instrumentos e tratamentos eletroacústicos em tempo real a partir de improvisações e composições escritas. Sessões de improvisação e montagem de peças, testando “patches” e sistemas interativos. Área 3: Preparação como compositor e/ou interprete dos ensaios e da realização de um concerto final com o repertório preparado.

Observação