Turma DE627 - Seminários Avançados III - Turma A

Nome

Seminários Avançados III

Subtítulo

Filmes de arquivo e políticas de memória: compilação audiovisual e inscrição subjetiva

Cód. Disciplina - Turma

DE627 - A


Sala MS002
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE627 - Seminários Avançados III
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Mariana Duccini Junqueira da Silva

Critério de Avaliação

- Participação em aula - Elaboração de artigo científico

Bibliografia

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Conteúdo

Ementa A disciplina intenta desenvolver reflexões sobre a articulação de dois aspectos candentes nas práticas audiovisuais contemporâneas: as formas de inscrição subjetiva e os processos de compilação e reemprego de fragmentos visuais e sonoros em novos enunciados fílmicos. Nessa perspectiva, o exercício de montagem tende a propiciar questionamentos quanto a versões estabelecidas das narrativas históricas que conformam os imaginários sociais, suscitando outros tipos de vínculo dos sujeitos com o passado. A emergência e a instalação do “eu” em tais narrativas, como efeito de singularidade, deriva de um jogo de forças com a dimensão da alteridade (o sujeito como um efeito de difração e recomposição, a partir da relação com o outro). Conteúdo Programático 1. Mal de arquivo: entre a conservação e a dissolução; 2. O arquivo como princípio de enunciabilidade; 3. Autobiografia, autorretrato e formas de instalação da autoria em enunciados de “segunda mão”; 4. Memória: operação do tempo presente; 5. Retóricas do testemunho: experiência traumática e pós-memória; 6. Políticas de memória: reconhecimento e reparação; 7. Anacronismo: sobrevivência das imagens, copresença de regimes de pensamento; 8. Representar o irrepresentável?; 9. A dimensão política da auto-mise-en-scène: o corpo como meio; 10. Obsessão arquivística e efeitos de nostalgia; 11. Denegar, desviar, ressignificar: usos do arquivo e políticas de memória.

Metodologia

Aulas analítico-expositivas, com vistas à articulação do repertório conceitual com os objetos que fundamentam a disciplina (filmes de compilação).

Observação