Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Atuação
Subtítulo
a Estrutura Física e a Anatomia Simbólica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)
Cód. Disciplina - Turma
AC202 - A
Sala
AD-01 - Paviartes, Dep. Artes Corporais
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 19 às 22
Dados da disciplina
Nome
AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina acontecerá das 17h às 20h na sala AD 01 do Departamento de Artes Corporais - PAVIARTES. Será predominantemente prática. Os alunos devem vir com roupas que permitam a livre movimentação do corpo. INÍCIO DAS AULAS DIA 14/08.
Docentes
Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Critério de Avaliação
Presença em sala de aula.
Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas.
Apresentação da criação de um corpo em processo, levando em consideração a expansão de suas partes junto aos significados que foram enunciados pelo mesmo.
Bibliografia
DAMÁSIO, António Rosa. A estranha ordem das coisas. Lisboa: Temas e Debates, 2017.
RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA). Disponível em:
http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284769/1/Rodrigues_Graziela_D.pdf
RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Corpo para receber Iabá. In: VII CONGRESSO DA ABRACE, 7., 2012, UFRGS, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2012. Disponível em:
http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/pesquisadanca/Graziela_Rodrigues_-__Corpo_para_receber_Iab__3.pdf
RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. O corpo identificado pelo fluxo de sentidos. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ABRACE, 7., 2013, UFMG, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2013. Disponível em:
http://www.portalabrace.org/viireuniao/pesquisadanca/RODRIGUES_Graziela.pdf
RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Lauro de Freitas, BA: Solisluna, 2018 (3ª edição).
RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca/ TURTELLI, Larissa Sato. Umbanda e método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): confluências. Em: Revista Urdimento, v.1, n.28, pág. 139-158, 2017. Disponível em:
http://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/9613/6930
SCHILDER, Paul. A Imagem do Corpo: as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
TAVARES, Maria da Consolação Gomes da Cunha Fernandes. Imagem Corporal: conceito e desenvolvimento. São Paulo: Manole, 2003.
Conteúdo
A Estrutura Física e a Anatomia Simbólica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) foram criadas a partir de pesquisas de manifestações da cultura popular brasileira que apresentam um caráter de resistência cultural. Essa disciplina pretende auxiliar os alunos quanto ao seu desenvolvimento corporal, aprofundando o conhecimento do mesmo e colaborando com suas pesquisas em andamento, que tenham o corpo como um elemento fundamental na criação.
1 – O movimento das partes e a unidade corpórea
2 – O mastro votivo
3 – Pés/joelhos/bacia: partes de conexão com o solo
4 – Tronco/mãos/cabeça: partes de conexão com o alto
5 – Movimento interior
6 – O significado de sensação/sentimento: o fluxo dos sentidos
7 – Tônus muscular
8 – Pulsações
9 – Impulsões
10 – Dinâmicas: ginga e incorpora/desincorpora
11 – Desenvolvimento do trabalho de dojo
12 – O ato de investir-se
13 – Alguns aspectos do eixo inventário no corpo
Metodologia
Aulas práticas e expositivas.
Laboratórios.
Discussões de textos.
O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo.
Observação
A disciplina acontecerá das 17h às 20h na sala AD 01 do Departamento de Artes Corporais - PAVIARTES. Será predominantemente prática. Os alunos devem vir com roupas que permitam a livre movimentação do corpo.