Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

a Estrutura Física e a Anatomia Simbólica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - A


Sala AD-01 - Paviartes, Dep. Artes Corporais
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
A disciplina acontecerá das 17h às 20h na sala AD 01 do Departamento de Artes Corporais - PAVIARTES. Será predominantemente prática. Os alunos devem vir com roupas que permitam a livre movimentação do corpo. INÍCIO DAS AULAS DIA 14/08.

Docentes

Graziela Estela Fonseca Rodrigues

Larissa Sato Turtelli

Critério de Avaliação

Presença em sala de aula. Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas. Apresentação da criação de um corpo em processo, levando em consideração a expansão de suas partes junto aos significados que foram enunciados pelo mesmo.

Bibliografia

DAMÁSIO, António Rosa. A estranha ordem das coisas. Lisboa: Temas e Debates, 2017. RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA). Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/284769/1/Rodrigues_Graziela_D.pdf RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Corpo para receber Iabá. In: VII CONGRESSO DA ABRACE, 7., 2012, UFRGS, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/pesquisadanca/Graziela_Rodrigues_-__Corpo_para_receber_Iab__3.pdf RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. O corpo identificado pelo fluxo de sentidos. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ABRACE, 7., 2013, UFMG, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2013. Disponível em: http://www.portalabrace.org/viireuniao/pesquisadanca/RODRIGUES_Graziela.pdf RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Lauro de Freitas, BA: Solisluna, 2018 (3ª edição). RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca/ TURTELLI, Larissa Sato. Umbanda e método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): confluências. Em: Revista Urdimento, v.1, n.28, pág. 139-158, 2017. Disponível em: http://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/9613/6930 SCHILDER, Paul. A Imagem do Corpo: as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1999. TAVARES, Maria da Consolação Gomes da Cunha Fernandes. Imagem Corporal: conceito e desenvolvimento. São Paulo: Manole, 2003.

Conteúdo

A Estrutura Física e a Anatomia Simbólica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) foram criadas a partir de pesquisas de manifestações da cultura popular brasileira que apresentam um caráter de resistência cultural. Essa disciplina pretende auxiliar os alunos quanto ao seu desenvolvimento corporal, aprofundando o conhecimento do mesmo e colaborando com suas pesquisas em andamento, que tenham o corpo como um elemento fundamental na criação. 1 – O movimento das partes e a unidade corpórea 2 – O mastro votivo 3 – Pés/joelhos/bacia: partes de conexão com o solo 4 – Tronco/mãos/cabeça: partes de conexão com o alto 5 – Movimento interior 6 – O significado de sensação/sentimento: o fluxo dos sentidos 7 – Tônus muscular 8 – Pulsações 9 – Impulsões 10 – Dinâmicas: ginga e incorpora/desincorpora 11 – Desenvolvimento do trabalho de dojo 12 – O ato de investir-se 13 – Alguns aspectos do eixo inventário no corpo

Metodologia

Aulas práticas e expositivas. Laboratórios. Discussões de textos. O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo.

Observação

A disciplina acontecerá das 17h às 20h na sala AD 01 do Departamento de Artes Corporais - PAVIARTES. Será predominantemente prática. Os alunos devem vir com roupas que permitam a livre movimentação do corpo.