Turma AV022 - Tópicos Especiais: Modernidade, Vanguarda e Imagem - Turma A
Nome
Tópicos Especiais: Modernidade, Vanguarda e Imagem
Subtítulo
A ARTE VISIONÁRIA: MITOS, RELIGIÃO,ALQUIMIA,XAMANISMO E ARTE OCIDENTAL
Cód. Disciplina - Turma
AV022 - A
Sala
LIS (Lab. de Imagem e Som)
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV022 - Tópicos Especiais: Modernidade, Vanguarda e Imagem
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas terão início no dia 08/08.
Docentes
Critério de Avaliação
Frequência mínima obrigatória de 75% da carga horária total-15 aulas de 3 horas.
Participação ativa em aula.
Paper final individual sobre reflexões e análises dos conceitos, bibliografia e filmes.
(entrega na última aula do semestre - 15 de Dezembro de 2018)
Bibliografia
ADES,Dawn. O Dadá e o Surrealismo. Barcelona: Editorial labor do Brasil S.A.1974
ALEXANDRIAN, Sarane. O surrealismo. Cacém: Editorial Verbo,1973
ARNHEIM,Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo EDUSP,1980
BEAUREGARD, Mario & O’LEARY.O cérebro espiritual. Rio de Janeiro.Best Seller.2008
BOCCARA, Ernesto G. Os ciclonautas-Jogro e os doze Kríakos. São Paulo. nVersos Editora. 2013
BRUCE-MITFORD, Miranda. O livro ilustrado dos Símbolos:O universo das imagens simbólicas que representam as idéias e os fenômenos da realidade. São Paulo: Publifolha,2001
CAMPBELL, Joseph. O poder do Mito. São Paulo: Palas Athenas,1991
CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo Cultrix 1999
CARUANA, Lawrence. O Primeiro Manifesto da Arte Visionária. Curitiba. URCGlP-Coleção acadêmica.2013
DOCZI, Gyorgy. O Poder dos Limites. Harmonias e proporções na natureza, arte e arquitetura. São Paulo.Mercuryo.1990
ELIADE, Mircea. Imagens e Símbolos. São Paulo.2002
GOMBRICH,E.H.A história da Arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores 1981
HAUSER, Arnold. Maneirismo: A crise da Renascença e o Surgimento da Arte Moderna. São Paulo: Perspectiva 1993
HOCKE, Gustav René. Maneirismo O mundo como Labirinto. São Paulo Perspectiva 2005
HUXLEY, Aldous. As portas da percepção - Céu e Inferno. São Paulo. Globo S.A.2004
JUNG, Carl Gustav. O homem e seus Símbolos. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira.2010
-------------------------Os arquétipos e o Inconsciente coletivo. Petrópolis.Editora Vozes.2007
-------------------------Psicologia e Alquimia. Petrópolis. Editora Vozes. 1991
------------------------ O Livro Vermelho. Petrópolis. Editora Vozes.2010
-------------------------Estudos Alquímicos. Petrópolis. Editora Vozes. 2013
MACKINTOSH, Alastair. O Simbolismo e o Art Noveau. Barcelona. Editorial Labor do BrasilS.A,1974
MIKOSZ, Jose Eliézer. Arte Visionária. Curitiba. Editora Prismas..2014
SCHURIAN,Walter. Arte Fantástica.Koln.Taschen,2005
VINCENT, Jean-Didier. Viagem Fantástica ao Centro do Cérebro. Rio de Janeiro.2010
Conteúdo
INTRODUÇÃO
A Arte Visionária tem como propósito transcender o mundo físico, retratar visões que muitas vezes incluem temas espirituais e místicos ou pelo menos alicerçadas em tais experiências. Essa busca na arte não é um fenômeno novo, diversos movimentos artísticos do passado tiveram essa mesma preocupação como por exemplo: os Simbolistas e Art Noveau. A Arte Visionária na atualidade não defende um novo estilo específico. É possível encontrar artistas visionários sem treinamento acadêmico, como os naifs, ou muito técnicos e de grande destreza e virtuosismo similar aos hiper-realistas. Ela pode usar materiais convencionais de pintura e desenho, ou então todos os tipos de inovações tecnológicas da fotografia, cinema e computação. Embora predominantemente figurativa, há artistas que trabalham com formas abstratas ou uma mescla de ambas, que são indícios e justificam o seu surgimento nas artes visuais. Nas pesquisas de natureza neuronal humana e na organização estrutural da natureza encontramos padrões que se encaixam nas espirais e vórtices inclusive no corpo humano no próprio sistema nervoso central internalizando estas estruturas. Podemos encontrar na Arte Ocidental movimentos como o Renascimento, o Maneirismo, o Romantismo, os Pré-Rafaelitas, o Dadá, o Surrealismo, a Arte Fantástica, o Realismo Mágico, a Arte New Age, e a Arte Psicodélica. Encontramos indícios evidentes nos desenhos e gravuras dos Alquimistas, nos Mitos Arcaicos, na Cultura Indígena Amazônica, no Xamanismo, nas pinturas e Mandalas de Carl Gustav Jung e nos pacientes do Museu do Inconsciente, da terapeuta brasileira Nilse Silveira.
1-A Arte Visionária. Conceituação: na alquimia, no xamanismo, na religião, na mitologia,na religião e nas Artes Visuais do Ocidente
2-As Espirais e imagens derivadas na Natureza e nas Neurociências: animal e vegetal, espirais no cérebro, a razão áurea e outras matemáticas ,os Fractais. As esferas e o Cosmo em Camadas.
3-As serpentes e o Uróboros. Os túneis e os Axis Mundi. As escadas, as mandalas e os labirintos.
4-Recorte da Arte Visionária na História da Arte Ocidental: Visionários ao longo da história da Arte: O Renascimento, o Maneirismo, o Romantismo, os Pré-Rafaelitas,O Simbolismo e Art Noveau, o Dadá, o abstracionismo, Duchamp e os Rotoreliefs ,o Surrealismo ,a Art brut ,O Realismo Fantástico e o Realismo Mágico, o Psicodelismo.
5-Visionários Contemporâneos. A linhagem Visionária
Metodologia
Aulas teóricas expositivas complementadas por esquemas em Powers Points, Ilustrações através de Obras das Arte Visionárias e filmes correlacionados aos conteúdos programados.
Leituras programadas referentes à Bibliografia
Observação