Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

Ferramentas de software livre para a pesquisa em música

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - A


Sala sala de treinamento da BC
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas desta disciplina iniciarão no dia 13/03/2019.

Docentes

Vilson Zattera

Critério de Avaliação

A avaliação será feita a partir da média aritmética de 3 notas: P1, P2 e P3, sendo: P1=participação do aluno nas aulas P2=paper (artigo) P3=performance (apresentação do recital)

Bibliografia

Miller Puckete. The Theory and Technique of Electroic Music. 2006 http://msp.ucsd.edu/techniques/latest/book.pdf Harold Timmis. Practical Arduino Engineering. 2011 http://it-ebooks.info/book/1351/ Bang, Puredata http://puredata.info/groups/pd-graz/label/book/bangbook.pdf Tony Hillerson. Programming Sound with Pure Data. 2014 http://it-ebooks.info/book/3741/ Casey Reas, Ben Fry. Getting Started with Processing. 2010 http://it-ebooks.info/book/244/ Carla Schroder. Book of Audacity. 2011. http://www.nostarch.com/audacity.htm Nicholas Cook and Daniel Leech-Wilkinson. A musicologist's guide to Sonic Visualiser. http://www.charm.rhul.ac.uk/analysing/p9_1.html

Conteúdo

Esta disciplina pretende apresentar e utilizar na prática, a cada aula, uma ferramenta de software livre para a edição, análise, processamento, composição e performance musical. Em cada aula serão apresentadas e utilizadas ferramentas livres onde os alunos desenvolverão, sozinhos ou em grupos, projetos musicais. Estes serão posteriormente utilizados pelos alunos para escrever um artigo (paper) e também compor e apresentar uma peça musical individual, que será apresentada no recital da disciplina, no último dia de aula. Obs: caso a disciplina tenha muitos alunos (acima de 6) a apresentação será substituída pela apresentação de videos das performances individuais de cada aluno, que gravará sua performance e disponibilizará o link de acesso.

Metodologia

Trata-se de um curso prático, (hands-on) com aulas expositivas presenciais ministrada pelos professores ou eventuais convidados. As aulas serão fundamentadas em exemplos práticos de aplicações de importantes softwares livre de áudio e música, como: Audacity, SonicVisualiser, PD, MuseScore, etc.

Observação

Esta é uma disciplina primordialmente prática, onde os alunos irão explorar os recursos das ferramentas de software livre em cada aula. É assim desejável que os alunos tragam estes softwares instalados em seus laptops (Obs: os alunos que não tiverem laptops poderão se sentar junto com alunos que tragam seus laptops, para juntos estudarem os recursos de cada ferramenta de software livre apresentada em aula.