Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A
Nome
Seminário Experimental
Subtítulo
Ferramentas de software livre para a pesquisa em música
Cód. Disciplina - Turma
MS260 - A
Sala
sala de treinamento da BC
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS260 - Seminário Experimental
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas desta disciplina iniciarão no dia 13/03/2019.
Docentes
Critério de Avaliação
A avaliação será feita a partir da média aritmética de 3 notas: P1, P2 e P3, sendo:
P1=participação do aluno nas aulas
P2=paper (artigo)
P3=performance (apresentação do recital)
Bibliografia
Miller Puckete. The Theory and Technique of Electroic Music. 2006
http://msp.ucsd.edu/techniques/latest/book.pdf
Harold Timmis. Practical Arduino Engineering. 2011
http://it-ebooks.info/book/1351/
Bang, Puredata
http://puredata.info/groups/pd-graz/label/book/bangbook.pdf
Tony Hillerson. Programming Sound with Pure Data. 2014
http://it-ebooks.info/book/3741/
Casey Reas, Ben Fry. Getting Started with Processing. 2010
http://it-ebooks.info/book/244/
Carla Schroder. Book of Audacity. 2011.
http://www.nostarch.com/audacity.htm
Nicholas Cook and Daniel Leech-Wilkinson. A musicologist's guide to Sonic Visualiser.
http://www.charm.rhul.ac.uk/analysing/p9_1.html
Conteúdo
Esta disciplina pretende apresentar e utilizar na prática, a cada aula, uma ferramenta de software livre para a edição, análise, processamento, composição e performance musical. Em cada aula serão apresentadas e utilizadas ferramentas livres onde os alunos desenvolverão, sozinhos ou em grupos, projetos musicais. Estes serão posteriormente utilizados pelos alunos para escrever um artigo (paper) e também compor e apresentar uma peça musical individual, que será apresentada no recital da disciplina, no último dia de aula. Obs: caso a disciplina tenha muitos alunos (acima de 6) a apresentação será substituída pela apresentação de videos das performances individuais de cada aluno, que gravará sua performance e disponibilizará o link de acesso.
Metodologia
Trata-se de um curso prático, (hands-on) com aulas expositivas presenciais ministrada pelos professores ou eventuais convidados. As aulas serão fundamentadas em exemplos práticos de aplicações de importantes softwares livre de áudio e música, como: Audacity, SonicVisualiser, PD, MuseScore, etc.
Observação
Esta é uma disciplina primordialmente prática, onde os alunos irão explorar os recursos das ferramentas de software livre em cada aula. É assim desejável que os alunos tragam estes softwares instalados em seus laptops (Obs: os alunos que não tiverem laptops poderão se sentar junto com alunos que tragam seus laptops, para juntos estudarem os recursos de cada ferramenta de software livre apresentada em aula.