Turma DE626 - Seminários Avançados II - Turma A

Nome

Seminários Avançados II

Subtítulo

Cinema, Educação e Exclusão Social

Cód. Disciplina - Turma

DE626 - A


Sala Sala AP010 - Instituto de Artes
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE626 - Seminários Avançados II
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
A disciplina terá início em 13/03

Docentes

Fábio Nauras Akhras

Critério de Avaliação

A participação nos debates mencionado no item anterior é imprescindível e será um dos critérios de avaliação. Além disso, todos os participantes deverão entregar, no final do semestre, um ensaio de 15 páginas para os doutorandos e de 10 páginas para os mestrandos, cujo tema deverá ser obrigatoriamente relacionado à proposta do curso. Tal texto deverá ser redigido em Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, em formato A4. As últimas sessões do semestre serão dedicadas à apresentação individual de seminários. Todos(as) deverão fazer uma apresentação oral de 15 minutos sobre um tema previamente estabelecido em sala de aula. É facultada a utilização de material audiovisual como parte da apresentação desde que sua exibição não ultrapasse 4 minutos.

Bibliografia

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Conteúdo

O objetivo desta disciplina é estudar o cinema em conexão com contextos mais amplos da sociedade, em particular, os contextos da educação e da exclusão social. Existe uma crença comum de que podemos aprender a partir de filmes, mas como isso acontece? Abordando teorias contemporâneas de aprendizado, dois aspectos que são enfatizados, são: o papel do contexto - todo conhecimento é situado em um contexto que é parte integral do que é aprendido; e a natureza processual do aprendizado - o conhecimento é construído ao longo do tempo à medida que elementos de experiências prévias são conectados a elementos de novas experiências de maneira significativa. O cinema, através de situações contextualmente autênticas e de processos narrativos que se desenvolvem no tempo, oferece elementos fundamentais ao aprendizado, principalmente ao aprendizado voltado para questões sociais, em que o contexto é complexo e há necessidade, não apenas de aprender o que é um certo conhecimento, mas aprender como ele é gerado e como ele ocorre em situações autênticas, para compreender situações sociais problemáticas e os meios pelos quais elas podem ser superadas. Além disso, se, de acordo com Sorlin, o cinema é ao mesmo tempo repertório e produção de representações que circulam numa formação social, composto por imagens que se aglutinam em torno de determinada noção (de fábrica, de trabalho, de campo, de cidade, etc.), então, o cinema, enquanto produção cultural, pode ser considerado um meio diferenciado para o conhecimento da sociedade, nas suas dimensões sociais, políticas, culturais e humanas, e um meio de promover o desenvolvimento de uma visão crítica e transformadora em todas essas dimensões. Assim, a partir da análise de filmes que abordam temas associados à exclusão social, e de uma discussão de teorias construtivistas de conhecimento e aprendizado, pretende-se construir ao longo do curso um quadro conceitual que permita analisar o que pode ser aprendido a partir de um filme e as estratégias para promover esse aprendizado que decorrem da fundamentação teórica, abordando questões de contextos de exclusão social extraídas dos filmes analisados.

Metodologia

O curso será fundamentado em leituras e na projeção de filmes para discussão e análise, e incluirá a elaboração de trabalhos teóricos e práticos.

Observação