Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma B

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

Pesquisa e Performance Musical

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - B


Sala MU-04
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Angelo José Fernandes

Critério de Avaliação

Os alunos serão avaliados pela apresentação de seu próprio seminário (40%) e do recital comentado (40%), bem como pela participação nas atividades que serão desenvolvidas durante o curso (20%).

Bibliografia

BROWN, Clive. Classical and Romantic Performing Practice 1750- 1900 . Oxford University press 2002. BUKOFZER, Manfred F. Music in the Baroque era: from Monteverdi to Bach. New York: W. W. Norton, 1947. DAHLHAUS, Carl. Estética Musical, trad. Artur Morão, Lisboa: Ed. 70, 1991. ________________ . Foundations of music history, trad. J. B. Robinson, Cambridge: Cambridge University Press, 1995. DART, Thurston. A interpretação da música. São Paulo: Martins Fontes, 1990. DONINGTON, Robert. A performer’s guide to Baroque music. New York: Charles Scribner’s Sons, 1973. ELLIOT, Martha. Singing in style: a guide to vocal performance practices. New Haven: Yale University Press, 2006. HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. KITE-POWELL, Jeffery T. (ed). A Performer’s Guide to Renaissance Music. New York: Schirmer Books, 1994. MABRY, Sharon. Exploring twentieth-century vocal music. Oxford: Oxford University Press, 2002. MANN, Alfred. Bach and Handel: choral performance practice. Chapel Hill: Hinshaw Music, Inc., 1992. NEWTON, George. Sonority in singing: an historical essay. Nova York: Ed. Vantage, 1984. PARROT, Andrew. The essential Bach choir. Woodbridge: The Boydell Press, 2000. RATNER, Leonard G. Romantic music: sound and syntax. New York: Schirmer Books, 1992. RINK, J. Musical Performance: a guide to understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. ROSEN, Charles. The Classical Style: Mozart, Haydn and Beethoven. New York, Norton, 1971. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo:Cortez Editora, 2009

Conteúdo

A disciplina propõe reflexões sobre temas de pesquisas na área da performance musical (com ênfase na música vocal), após as quais os alunos farão apresentações obrigatórias de recitais e seminários sobre seus temas de pesquisa.

Metodologia

As ferramentas metodológicas utilizadas na disciplina serão: - Reflexões em sala de aula a partir da leitura de textos sobre a pesquisa em performance musical; - Apresentação de seminários individuais a respeito das pesquisas realizadas, acompanhados de sugestões e críticas que têm como objetivo auxiliar os alunos na construção do projeto final tendo em vista o exame de qualificação . - Apresentação obrigatória de recital comentado.

Observação