Turma MS101 - Tópicos Especiais em Composição - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Composição
Subtítulo
Livre Improvisação e Processos Criativos
Cód. Disciplina - Turma
MS101 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS101 - Tópicos Especiais em Composição
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina será ministrada da Escola Livre de Música ELM-CIDDIC Rua Pandiá Calógeras, S/N
Docentes
Manuel Silveira Falleiros
Critério de Avaliação
A avaliação será realizada através dos seguintes critérios:
1-presença,
2-elaboração de texto final (em formato de artigo, resenha, trecho de capítulo ou relatório de atividades),
3-elaboração de uma criação musical envolvendo improvisação, definida ao longo do curso.
Bibliografia
BAILEY, Derek. Improvisation: Is Nature and Practice in Music. New York, 1992.
BORGO, Dave. Negotiating Freedom: Values and Practices in Contemporary Improvised Music. Black Music Research Journal, Vol. 22, No. 2, (Autumn, 2002), pp. 165-188
BURROWS, Jared. Musical Archetypes and Collective Consciousness: Cognitive Distribution and Free Improvisation. Critical Studies Vol. 1, n.1, 2004.
COSTA, Rogério Luiz Moraes, VILLAVICENCIO, Cesar and IAZZETTA, Fernando Fundamentos técnicos e conceituais da livre improvisação. In Sonic Ideas, Vol. 10, 2013, Centro Mexicano para la Musica e las Artes Sonoras, Michoacán.
COSTA, Rogério; SCHAUB, Stéphan; Expanding the concepts of knowledge base and referent in the context of collective free improvisation. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Natal – 2013
FALLEIROS, M. S. A Livre Improvisação no contexto pós-moderno: indícios de uma 'Hiperimprovisação'. In: XXIII Congresso da ANPPOM - Natal/RN, 2013, Natal-RN.
FALLEIROS, M. S. A palavra como estratégia potencializadora de ações criativas na Livre Improvisação In: Anppom, 2011, Uberlandia. Anppom, 2011.
FALLEIROS, M. S. Endoconceitos como promotores de rede de associação cognitiva no processo criativo para a Livre Improvisação Musical. In: XII SINCAM – Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais – Pirenópolis/GO, 2015.
FALLEIROS, Manuel. Palavras Sem Discurso: estratégias criativas na livre improvisação. São Paulo: 2012. 266 f. Doutorado em Artes. ECA, USP, São Paulo, 2012.
GLOBOKAR, Vinko. Réagir, in Musique en Jeu, Editions du Seuil, vol. 1, Paris, 1970
IYER, Vijay. Improvisation, Action Understanding, and Music Cognition with and without Bodies. Oxford: The Oxford Handbook of Critical Improvisation Studies, Volume 1, 2014.
NUNN, Thomas. Wisdom of the Impulse on the Nature of Musical Free Improvisation.
PRESSING, Jeff. Improvisation: Methods and Models. In Sloboda, John. Generative Processes in Music: The Psychology of Performance, Improvisation, and Composition. Oxford ,Clarendon Press, 129-1178. (1998)
Conteúdo
Contexto e história da Livre Improvisação
Características da Improvisação como fluxo e conversa
Autonomia, Novidade e Escuta Profunda
Risco, Imaginário, Criatividade e Invenção
Livre Improvisação, Hipermodernismo e estética da sonoridade
Modelos, propostas e estratégias em Livre Improvisação
A palavra como estopim de fluxo e interação criativa
Endoconceitos e hipóteses cognitivas no processo criativo
Exercícios práticos selecionados dirigidos
Metodologia
Aulas expositivas, leitura de textos selecionados e discussões, audição comentada, atividades práticas em improvisação musical.
Observação
Como o curso prevê uma parte prática, é importante que os participantes tenham familiaridade e fluência em seu instrumento musical, e que possam trazê-lo quando necessário.