Turma AV040 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação I - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação I

Subtítulo

Processos autobiográficos: seminários e apresentação de projetos

Cód. Disciplina - Turma

AV040 - A


Sala MM01
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV040 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação I
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas terão início em 15/03.

Docentes

Marta Luiza Strambi

Critério de Avaliação

Participação, seminário, apresentação da produção e trabalho final.

Bibliografia

ARFUCH, Leonor. Arte, Memoria y Archivo. Poéticas del objeto. In Revista Z Cultural, revista do programa avançado de cultura contemporânea. Rio de Janeiro: UFRJ, n. 2, 2015. ______________. “Cronotopías de la intimidad”. In Pensar este tiempo, espacios, afectos, pertenencias. Buenos Aires: Paidós, 2005. ______________. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010. CHEVRIER, Jean-François. Formas Biográficas. Construcción y mitología individual. Madrid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2014. CHIPP, H. B . Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas. Anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, espetáculo e política cultural. São Paulo: Casa Ed. Paulista, 1996. ______________. O retorno do real. São Paulo: Cosac Nayf, 2014. FOUCAULT, Michel. “A escrita de si”. In Ditos e Escritos V: Ética, Sexualidade e Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. ______________.Uma estética da existência. In:. Ética, Sexualidade, Política. Org. por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2006. GUATARRI, Félix e ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações. LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008. OLIVEIRA, L.S.; et al. Simpósio 3: Entre a obra e o mundo: a dimensão crítica da arte. In 25. Encontro Nacional da ANPAP. Arte: seus espaços e/em nosso tempo, Porto Alegre, 2016. __________. Simpósio 11: O Político, O Estético, O Crítico: dimensões da arte e do artista no contemporâneo. In 26. Encontro Nacional da ANPAP. Memórias e Inventações, Campinas, 2017. RICOEUR, Paul. Autobiografía intelectual. Buenos Aires: Nueva Visión, 2007. STRAMBI, Marta Luiza. "Campo de forças: resiliências". In Anais do 25. Encontro Nacional da ANPAP, 2016. ___________."Entre o coração e as vísceras". In Forças autobiográficas in Anais do 26. Encontro Nacional da ANPAP, Campinas, 2017. ____________."Dossiê Dimensões do Autobiográfico". Poiésis 30, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2017. http://periodicos.uff.br/poiesis/index ___________. "Roturas e Velados: forças autobiográficas". Poiésis 30, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2018. http://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/13322

Conteúdo

1- Palestras com participantes externos; 2- Palestras de seminários com participantes docentes do programa; 3- Apresentação de seminários pelos egressos; 4- Apresentação de projetos do PPGAV em andamento; 5- Apresentação de projetos de outros PPGs em andamento; 6- Videoarte, performance, dispositivos e outros processos autobiográficos; 7- Subjetividade e campos de atuação poética; 8- Debate: a autobiografia nas artes visuais; 9- Desenvolvimentos de projetos individuais em artes visuais.

Metodologia

Seminários, apresentação e aulas expositivas. Leitura de textos selecionados. Apresentação de seminários e de projeto individual.

Observação