Turma AV040 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação I - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação I
Subtítulo
Processos autobiográficos: seminários e apresentação de projetos
Cód. Disciplina - Turma
AV040 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AV040 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação I
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas terão início em 15/03.
Docentes
Critério de Avaliação
Participação, seminário, apresentação da produção e trabalho final.
Bibliografia
ARFUCH, Leonor. Arte, Memoria y Archivo. Poéticas del objeto. In Revista Z Cultural, revista do programa avançado de cultura contemporânea. Rio de Janeiro: UFRJ, n. 2, 2015.
______________. “Cronotopías de la intimidad”. In Pensar este tiempo, espacios, afectos, pertenencias. Buenos Aires: Paidós, 2005.
______________. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
CHEVRIER, Jean-François. Formas Biográficas. Construcción y mitología individual. Madrid: Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, 2014.
CHIPP, H. B . Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas. Anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, espetáculo e política cultural. São Paulo: Casa Ed. Paulista, 1996.
______________. O retorno do real. São Paulo: Cosac Nayf, 2014.
FOUCAULT, Michel. “A escrita de si”. In Ditos e Escritos V: Ética, Sexualidade e Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
______________.Uma estética da existência. In:. Ética, Sexualidade, Política. Org. por Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2006.
GUATARRI, Félix e ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
OLIVEIRA, L.S.; et al. Simpósio 3: Entre a obra e o mundo: a dimensão crítica da arte. In 25. Encontro Nacional da ANPAP. Arte: seus espaços e/em nosso tempo, Porto Alegre, 2016.
__________. Simpósio 11: O Político, O Estético, O Crítico: dimensões da arte e do artista no contemporâneo. In 26. Encontro Nacional da ANPAP. Memórias e Inventações, Campinas, 2017.
RICOEUR, Paul. Autobiografía intelectual. Buenos Aires: Nueva Visión, 2007.
STRAMBI, Marta Luiza. "Campo de forças: resiliências". In Anais do 25. Encontro Nacional da ANPAP, 2016.
___________."Entre o coração e as vísceras". In Forças autobiográficas in Anais do 26. Encontro Nacional da ANPAP, Campinas, 2017.
____________."Dossiê Dimensões do Autobiográfico". Poiésis 30, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2017. http://periodicos.uff.br/poiesis/index
___________. "Roturas e Velados: forças autobiográficas". Poiésis 30, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, 2018. http://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/13322
Conteúdo
1- Palestras com participantes externos;
2- Palestras de seminários com participantes docentes do programa;
3- Apresentação de seminários pelos egressos;
4- Apresentação de projetos do PPGAV em andamento;
5- Apresentação de projetos de outros PPGs em andamento;
6- Videoarte, performance, dispositivos e outros processos autobiográficos;
7- Subjetividade e campos de atuação poética;
8- Debate: a autobiografia nas artes visuais;
9- Desenvolvimentos de projetos individuais em artes visuais.
Metodologia
Seminários, apresentação e aulas expositivas.
Leitura de textos selecionados.
Apresentação de seminários e de projeto individual.
Observação