Turma AC301 - Escritas da Cena - Turma A
Nome
Escritas da Cena
Subtítulo
Desmontagem cênica como estratégia de reflexão e criação de artistas da cena
Cód. Disciplina - Turma
AC301 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC301 - Escritas da Cena
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Início das aulas: 12 de março, às 14h.
As aulas serão ministradas na sede do Lume Teatro, Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel. Fone: (19)3289-9869, 3289-3135
Docentes
Ana Cristina dos Santos Tourinho
Critério de Avaliação
Leituras específicas da bibliografia
Compartilhamento de pesquisas
Participação nas aulas
Apresentação da desmontagem
Trabalho escrito sobre a prática vivenciada na forma de artigo ou ensaio
Bibliografia
COLLA, Ana Cristina. Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
DIÉGUEZ, Ileana (comp.). Des/Tejiendo Escenas. Desmontajes: processos de investigación y creación. Cidade do México: Universidade Iberoamericana, 2009.
DIÉGUEZ, Ileana; LEAL, Mara (Orgs.). Desmontagens: processos de pesquisa e criação nas artes da cena. 1.ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2018.
HIRSON, Raquel Scotti. Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2012.
___________. Quando os subtextos são textos. In: Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2017.
Dossiê Desmontagem. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas. v.1, n.1. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, jan/jun 2014. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/view/1148. Acesso em: 30 out. 2018.
Conteúdo
A disciplina tem como objetivo auxiliar alunas e alunos a revisitarem suas trajetórias artístico-acadêmicas (abordando aspectos conceituais, estruturais, filosóficos, estéticos, políticos e pessoais) para que construam vetores-memória que possam conduzi-los às pesquisas de seus projetos atuais. Aulas práticas, teóricas e compartilhamento de experiências serão fios condutores para que cada um(a) eleja a dimensão da trajetória a ser desmembrada e coadunada e o modo de fazê-lo.
Os procedimentos usados serão alicerçados em princípios da desmontagem cênica, aproveitando seu potencial de desvendar processos de pesquisa e criação, auxiliando na visualização de seus percursos e tessituras. Através da desconstrução de processos artísticos, busca-se desvelar os conteúdos imbricados no modo de fazer de artistas da cena, desnudando os pontos de partida, seus desvios de rota e sua construção processual.
Metodologia
Aulas práticas sobre o tema abordado
Compartilhamento de pesquisas
Criação e apresentação de uma desmontagem sobre seu processo criativo
Discussão sobre os princípios desenvolvidos
Observação
Como as aulas serão práticas, vir com roupa adequada ao trabalho físico.