Turma AC400 - Estudos em Artes da Cena - Turma A

Nome

Estudos em Artes da Cena

Subtítulo

Arte, Linguagem e Educação

Cód. Disciplina - Turma

AC400 - A


Sala IE-03 - Instituto de Economia
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC400 - Estudos em Artes da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
As aulas terão início no dia 12/03. A sala é a IE-03, do Instituto de Economia, em frente ao PAVIARTES (barracão dos Cursos de Dança e Teatro).

Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

Presença e participação nas aulas Trabalho final no formato de seminário oral Entrega de um trabalho individual escrito

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do Discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. __________. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013. FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010. MOLINO, Jean. Facto musical e semiologia da música. In: NATTIEZ, Jean-Jacques et al. Semiologia da música. Lisboa: Vega, s/d. p. 109-164. PONZIO, Augusto. Semiotics between Peirce and Bakhtin. Recherches Sémiotiques / Semiotic Inquiry, n.4, p. 273-292, 1984. __________. A revolução bakhtiniana. São Paulo: Contexto, 2008. SCHROEDER, S.C.N.; SCHROEDER, J.L. Música como discurso: uma perspectiva a partir da filosofia do Círculo de Bakhtin. Música em Perspectiva, v.4, n.2, set/2011, p.127-153. SCHROEDER, Sílvia C. N. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da ABEM, Porto Alegre, vol.21, 44- 52, mar. 2009. SEINCMAN, Eduardo. Estética da comunicação musical. São Paulo: Via Lettera, 2008. STRAZZACAPPA, M.; NASSIF-SCHROEDER, S.C.; SCHROEDER, J. A construção do conhecimento em Arte. In: OLIVEIRA Jr., W.M.; BITTENCOURT, A.B. Estudo, pensamento e criação. Campinas: Graf. FE, p. 75-82, 2005. TAGG, Philip. Análise musical para “não-musos”: a percepção popular como base para a compreensão de estruturas e significados musicais. Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 7-18, jan/jun 2011. VOLOCHÍNOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Conteúdo

Este curso destina-se a educadoras e educadores das artes e pretende abordar os sistemas artísticos e seus processos educativos do ponto de vista da linguagem. Tomará como perspectiva teórica a teoria enunciativo-discursiva do Círculo de Bakhtin para subsidiar reflexões no campo educacional e das artes. Entre as temáticas a serem desenvolvidas, inclui-se: - Linguagem e enunciação - Gêneros do discurso - Dialogia na língua, na arte e na música - Signo e significação - A linguagens artísticas e suas possibilidades de aprendizagem - Pesquisas em arte-educação e educação musical

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas com base em leituras previamente indicadas. Oportunamente, serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos para ilustração e análise dos pontos abordados no curso.

Observação

O cronograma de leituras será distribuído no primeiro dia de aula. Novos textos poderão ser acrescentados à bibliografia conforme o andamento das discussões em aula, para complementar ou aprofundar alguns tópicos específicos. Embora a ênfase recaia sobre a linguagem musical, a abordagem teórica pretende discutir todas as linguagens dos participantes das aulas, principalmente dança, teatro e artes visuais, concebidas como sistemas de mediações sociais.