Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

O samba de roda: um estudo a partir do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - B


Sala AD06 (1a. aula) / AD05 (demais aulas)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA
Essa disciplina terá início no dia 18 de março de 2019, das 17h00 às 20h00. A primeira aula será na sala AD-06 e as demais na sala AD-05 (ambas ficam no DACO / PAVIARTES - Barracão dos cursos de Dança e Teatro). Será predominantemente prática. Os alunos devem ir com roupas que permitam a livre movimentação do corpo.

Docentes

Paula Caruso Teixeira

Critério de Avaliação

Participação em sala de aula. Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas. Estudo da bibliografia indicada. Apresentação da criação de um corpo em processo.

Bibliografia

AMOROSO, Daniela M. Levanta mulher e corre a roda: estética, diversidade e contextos culturais no samba de roda de São Félix e Cachoeira. 2009. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA. AUGRAS, Monique. O duplo e a metamorfose: a identidade mítica em comunidade nagô, Petrópolis, R; Vozes, 2008. DORING, Katharina. Cantador de Chula: O Samba Antigo do Recôncavo. Camaçari, BA: Ed. Pinaúna, 2016. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das letras, 2001. RAFAEL, Ulisses Neves. Xangô Rezado Baixo: um estudo da perseguição aos terreiros de Alagoas em 1912. 2004.Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ. RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino – pesquisador - intérprete: processo de formação, Lauro de Freitas: Solisluna, 2018. __________. Corpo para receber Iabá. In: Anais... VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). UFRGS, Porto Alegre, RS, 2012. __________. O método BPI (bailarino-pesquisador-intéprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. SANTOS, J. E. dos. Os nagô e a morte. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2012. VERGER, P. Lendas africanas dos orixás. São Paulo: Corrupio, 1985.

Conteúdo

Esta disciplina abordará o samba de roda, manifestação tradicional popular brasileira a partir do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e através do recorte do projeto de pesquisa “Pesquisando Nanã no terreiro de Mãe Miriam”, no qual foi investigado o samba de roda realizado dentro e fora do terreiro de Candomblé de Mãe Miriam em Maceió - AL. Nela, pretende-se aprofundar o estudo da estrutura física e da anatomia simbólica do método BPI presente nesta manifestação, como ponto de partida para o desenvolvimento corporal dos alunos e colaborar, assim, com suas pesquisas em andamento que tenham o corpo como elemento fundamental na criação. - A estrutura física e a anatomia simbólica do método BPI; - As matrizes de movimentos do samba de roda; - Significados e simbolismos dessa manifestação; - A leitura dos corpos da manifestação; - As paisagens-cenários; - Estrutura coreográfica: ampliar as possibilidades de leitura considerando a paisagem circundante; - A relação do corpo com objetos e figurinos desta manifestação; - As sonoridades advindas do samba de roda; - Alguns aspectos do eixo inventário no corpo.

Metodologia

Aulas prático-expositivas. Laboratórios. Discussão de textos. Estudos de materiais audiovisuais. O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo.

Observação

A disciplina acontecerá das 17h às 20h numa sala (a definir) do Departamento de Artes Corporais - PAVIARTES. Será predominantemente prática. Os alunos devem ir com roupas que permitam a livre movimentação do corpo.