Turma AC101 - Laboratório de Criação - Turma A
Nome
Laboratório de Criação
Subtítulo
A criança na cena contemporânea
Cód. Disciplina - Turma
AC101 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC101 - Laboratório de Criação
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
30
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
- A sala AD-07 fica no Prédio do Instituto de Artes, fundos, à Rua Carlos Gomes.
- Curso teórico-prático realizado de forma intensiva de 18 a 29 de março de 2019, de segunda a sexta-feira, das 14h as 18h.
- Solicita a leitura prévia de textos indicados.
Docentes
Critério de Avaliação
- Presença em sala de aula.
- Prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas.
- Trabalho escrito individual em formato de artigo.
Bibliografia
BÁSICA:
FERREIRA, Melissa. Da Scuola Sperimentale di Teatro Infantile ao Metodo Errante: articulações entre a criação artística e a experiência estética na Socìetas Raffaello Sanzio. In: Desgranges, Flávio; SIMÕES, Giuliana. O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo, Hucitec, 2017.
FERREIRA, Melissa da Silva. Isto não é um ator: O teatro da Socìetas Raffaello Sanzio. São Paulo: Perspectiva, 2016.
______. Teatro contemporâneo e Infância: a Scuola Sperimentale di Teatro Infantile da Socìetas Raffaello Sanzio. In: Revista Sala Preta (USP). São Paulo, v. 14, n. 2, p. 118-128, dez. 2014.
_______. A presença da criança nos espetáculos da Socìetas Raffaello Sanzio. In: Revista Urdimento (PPGT – UDESC). Florianópolis, v. 2, n. 23, p. 132-148, dez. 2014.
LAFRANCE, Maude B. Quand le réel entre en scène: la figure de l’enfant chez Castellucci. In: Jeu Revue du Théâtre. Montreal, n.142, p.90-97, 2012.
SENIOR, Adele. Beginners on the stage. Arendt, natality and appearance of children in contemporary performance. In: Theatre Research International. v. 41, n. 1, p. 70–84, 2016.
SIMMER, Bill. Robert Wilson and Therapy. In: The Drama Review: TDR, v. 20, n. 1, Theatre and Therapy, p. 99-110, mar. 1976.
COMPLEMENTAR:
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Tradução Henrique Burigo. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BONFITTO, Matteo. Entre o ator e o performer. São Paulo: Perspectiva, 2013.
FISCHER-LICHTE, Erika. The transformative power of performance. London and New York: Routledge, 2008.
LARROSA, José. O enigma da infância ou o que vai do impossível ao verdadeiro. In: LARROSA, Jorge; LARA, Núria P. de. Imagens dos outros. São Paulo: Vozes, p. 67-86, 1998.
LEHMANN, Hans-Thies. Das crianças, do Teatro, do Não-Compreender. Tradução de Elaine Padilha Guimarães. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 268-285, jul./dez. 2011.
MACHADO, Marina Marcondes. Teatro e infância, possíveis mundos de vida (e morte). In: Revista Aspas (USP), n.2, v.4, 2014.
______ . A criança é performer. In: Educação & Realidade, n.35, v.2, p.115-137, 2010.
Conteúdo
A disciplina propõe a investigação prática e teórica de noções contemporâneas de atuação a partir de reflexões sobre questões estéticas, éticas e políticas ligadas à presença de crianças no teatro e na performance. No curso serão investigados materiais e fenômenos artísticos que colocam em xeque concepções negativas de infância. Tais materiais servirão de estímulo para a criação de atos performativos com crianças de escolas públicas de Campinas.
O curso contemplará os seguintes temas:
1. Atuação no teatro contemporâneo - materialidade do corpo; performatividade; multiestabilidade perceptual; autorreferencialidade.
2. A criança e o teatro contemporâneo – noções de infância; pedagogia reversa; o infante e a “infância do teatro”; o conceito de natalidade; a criança-performer; o direito das crianças à criação, à liberdade de expressão, à cultura e à arte.
3. Fenômenos - o teatro como ação cultural em Os Sertões, do Teatro Oficina Uzina Uzona; a irrupção do real em Sul concetto di volto nel figlio di Dio, de Romeo Castellucci; a criança como expert of everyday em Airpoirt Kids, do coletivo Rimini Protokoll; individualidades e novas formas de percepção em Deafman Glance, de Bob Wilson.
4. Atos performativos - a prática artística como pesquisa; embodied research; saberes e práticas do teatro e da performance.
Metodologia
- Aulas expositivas;
- Leituras e discussões de textos; estudos de materiais audiovisuais;
- Análise de material audiovisual e de práticas em diálogo com materiais estudados;
- Exercícios e procedimentos criativos;
- Criação e realização de atos performativos.
Observação
- Curso teórico-prático realizado de forma intensiva de 18 a 29 de março de 2019, de segunda a sexta-feira, das 14h as 18h..
- Solicita a leitura prévia de textos indicados.