Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Subtítulo
Dança e Direitos Humanos
Cód. Disciplina - Turma
AC401 - A
Sala
Sala AD06 (08-10h); Sala AD03 (10-11h)
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Início: 08 de março.
A disciplina ocorrerá às sextas-feiras, das 8h às 11h, em conjunto com a disciplina "Tópicos Especiais: Dança e Direitos Humanos" do curso de graduação em Dança.
Salas: Das 8h às 10h: Sala AD06; Das 10h às 11h: Sala AD03 (Departamento de Artes Corporais - PAVIARTES)
Docentes
Mariana Baruco Machado Andraus
Critério de Avaliação
Artigo elaborando uma síntese das discussões realizadas em aula (entrega no prazo e avaliação de mérito do texto).
Bibliografia
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/05.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
COSTA, ELIS. #11 Corpos [In]visíveis | Danço um país à beira do fascismo: meu corpo existe e quer inaugurar seu lugar. Disponível em: http://4parede.com/11-corpos-invisiveis-danco-um-pais-a-beira-do-fascismo-meu-corpo-existe-e-quer-inaugurar-seu-lugar/. Acesso em: 29 out. 2018.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm.
GIDALI, Marika; NAVAS, Cássia. Memória, Arte e Educação em Direitos Humanos (registro videográfico de mesa realizada em novembro de 2014 em evento do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo). Disponível em: http://www.iea.usp.br/midiateca/video/videos-2014/memoria-arte-e-educacao-em-direitos-humanos-mesa-vi. Acesso em: 29 out. 2018.
PORTAL DO MEC. Direitos Humanos em Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12331-direitoshumanos-pdf&Itemid=30192.
SILVA, André Luiz Olivier. Uma abordagem dos direitos humanos a partir de Hume e dos sentimentos morais. Natureza Humana – Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise, v. 15, n. 2, pp. 94-115, 2013. Disponível e: http://revistas.dwwe.com.br/index.php/NH/article/view/32/17. Acesso em: 29 out. 2018.
SILVA, Caroline Trennepohl. Fundamentação pública e Direitos Humanos em John Rawls. Anais do I Congresso Internacional de Filosofia Moral e Política da Universidade Federal de Pelotas (2011). Disponível em: http://cifmp.ufpel.edu.br/anais/2/cdrom/mesas/mesa12/01.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.
Conteúdo
Partindo da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), serão discutidas temáticas relacionadas às relações entre Corpo, Dança e Direitos Humanos em interlocução com obras e estudos de artistas da dança contemporâneos, bem como com pensadores dos campos da Educação, da Filosofia e da Ética.
Metodologia
Rodas de conversa sobre bibliografia indicada.
Seminários.
Observação