Turma MS129 - Metodologia de Pesquisa em Música - Turma A

Nome

Metodologia de Pesquisa em Música

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

MS129 - A


Sala Ciclo Básico - Sala PB-04
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS129 - Metodologia de Pesquisa em Música
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Alexandre Zamith Almeida

Hermilson Garcia do Nascimento

Stéphan Olivier Schaub

Critério de Avaliação

Exercícios em classe, participação na disciplina produção de trabalhos propostos pelos docentes

Bibliografia

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1999. BOOTH, W. Colomb; WILLIAMS, J. A arte da pesquisa. 2ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005 BUDASZ, R. (org.). Pesquisa em música no Brasil: métodos, domínios, perspectivas. Goiânia : ANPPOM, 2009. Disponível em: http://www.anppom.com.br/ebooks/index.php/pmb/catalog/book/1 BOUDON, Raymond. Os métodos em Sociologia. São Paulo, Editora Ática, 1989. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo, Editora Perspectiva, 1992. FREIRE. V (org.). Horizontes da Pesquisa em Música. São Paulo: 7 Letras, 2010. EZPELETA, Justa e ROCKWELL, Elsie. Pesquisa participante. São Paulo, Cortez Editora/Editora Autores Associados, 1989.

Conteúdo

1.Objetivos - Fazer com que o estudante entre em contato com alguns referenciais teóricos e metodológicos básicos para o desenvolvimento de pesquisas no campo da cultura e das artes. - Desenvolver atividades para que o estudante exercite a pesquisa em seus vários momentos tais como: elaboração de projeto, levantamento e organização de material, elaboração de relatórios e redação. 2.Conteúdo a)O que é conhecimento? Tipos de conhecimento Características do conhecimento científico A importância da pesquisa b)O que é método? O método científico Métodos e técnicas de pesquisa no campo das humanidades. C) Projeto de pesquisa Escolha e delimitação do tema Justificativa Objetivos Hipóteses Referências teóricas Procedimentos metodológicos e técnicos Cronograma Bibliografia

Metodologia

Aulas expositivas apoiadas em textos lidos previamente. Análise e discussões dos projetos de pesquisa dos alunos. Área de apoio extra-classe na plataforma TELEDUC

Observação