Tópicos Especiais em Música Popular
SubtítuloPadrões Rítmicos do Samba: performance e Ensino
MS105 - A
Dados da disciplina
Nada a ser observado. Venho oferecendo esta disciplina há alguns anos.
Tópicos Especiais em Música Popular
SubtítuloPadrões Rítmicos do Samba: performance e Ensino
MS105 - A
Nada a ser observado. Venho oferecendo esta disciplina há alguns anos.
Participação em aula
Presença
Apresentação de trabalho
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ARAUJO, Mozart de. A Modinha e o Lundu no Século XVIII. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1963. 159 p.
BLACKING, John How Musical is Man? (The Jessie and John Danz Lectures)Washington: The University of Washington Press, 2000, 116p.
BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2003 161 p.
CABRAL, Sérgio. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996. 448p.
CARVALHO, José Alexandre L. L.. Os Alicerces da Folia: a linha de baixo na passagem d maxixe para o samba. 2006. 170 p. Dissertação (Mestrado em música) Instituto de Artes. Universidade estadual de Campinas, Campinas, 2006
CAZES, Henrique, Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998. 208p.
COOPER, Grosvenor e MEYER, Leonard B. The Rhythmic Structure of MusicChicago: The University of Chicago Press, 1960 212 p.
DICIONÁRIO de música Zahar. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.
EFEGÊ, Jota.Maxixe - a dança excomungada.Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1974. 182 p
FARIA, Júlio César. Bateria: o coração da escola de samba. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2010. 240p.
FERREIRA, Luis. La Música Afrouruguaya de Tambores en La Perspectiva Cultural Afro-atlántica. Disponível en http://www.unesco.org.uy/shs/fileadmin/templates/shs/archivos/anuario2001/3-ferreira.pdf
FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de percussão. São Paulo: UNESP, Imprensa Oficial do Estado, 2003. 424p.
GRENET, Emilio. Música Cubana. Orientaciones para su Conocimiento y Estúdio. In: GIRO, Radamés (org.) Panorama de La Música Popular Cubana. La Habana: Editorial Letras Cubanas, 1995. 364 p.
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KIEFER, Bruno. Música e Dança Popular: sua influência na múisca erudita. 3 ed. Porto Alegre:Movimento, 1990. 110 p.
KUBIK, Gerhard. Angolan Traits in Black Music, Games and Dances of Brazil. Lisboa: Junta de Investigações Científicas do Ultramar, 1979. 55 p.
LOPES, Nei. O Samba na Realidade:a utopia da ascensão social do sambista. Rio de Janeiro: Codecri, 1981.81p.
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MARCONDES, Marcos Antônio (org.) Enciclopédia da Música Popular Brasileira:popular, erudita e folclórica, Reimp. Da 2º ed., São Paulo: Art editora: Publifolha, 1998. 887p.
MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena Africa no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FUNARTE Co., 1983. 110 p.
NKETIA, J. H. Kwabena. The Music of Africa. Nova Iorque: W. W. Norton & Company 1974. 278 p.
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TINHORÃO, José Ramos. PequenaHistória da Música Popular.4. ed. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1978. 244 p.
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Os antecedentes do samba: Modinha, Lundu, Batuque, Polca
O Rio de Janeiro e o Brasil na virada do século XIX para o XX: aspectos socoias e etnomusicológicos
A Herança Africana: instrumentos, práticas, danças, estruturação musical, formas
A Herança europeia: instrumentos, práticas, danças, etruturação musical, estilos
O Choro e seus estilos
O Samba Batucado Carioca: O samba do Estácio
Isntrumentos e Ritmos do Samba Carioca
Músuca Caribenha
Aulas expositivas
Uso de videos e audios com gravações e interpretes consagrados
Exercícios práticos, coletivos e individuais, de ritmo e ritmica aplicados aoa samba e poutros ritmos nacionais (baião, maracatu, choro, maxixe, polca, ect)
Uso de instrumentos de percussão
Uso dos isntrumentos específicos de cada aluno ou aluna
Não há pré-requisitos
Pode ser assistida por estudantes de várias áreas e diferentes níveis