Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo

Padrões Rítmicos do Samba: performance e Ensino

Cód. Disciplina - Turma

MS105 - A


Sala 41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Nada a ser observado. Venho oferecendo esta disciplina há alguns anos.

Docentes

José Alexandre Leme Lopes Carvalho

Leandro Barsalini

Critério de Avaliação

Participação em aula 

Presença 

Apresentação de trabalho

Bibliografia

 AGAWU, V. Kofi. African Rhythm: a Northern Ewe perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. 217 p.

ANDRADE, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. Coordenação Oneyda Alvarenga, 1982-84, Flávia Camargo Toni, 1984-89. Belo Horizonte, Itatiaia, Brasília. Ministério da Cultura, São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1989. 

ARAUJO, Mozart de. A Modinha e o Lundu no Século XVIII. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1963. 159 p.

BLACKING, John How Musical is Man? (The Jessie and John Danz Lectures)Washington: The University of Washington Press, 2000, 116p.

BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2003 161 p.

CABRAL, Sérgio. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996. 448p.

CARVALHO, José Alexandre L. L.. Os Alicerces da Folia: a linha de baixo na passagem d maxixe para o samba. 2006. 170 p. Dissertação (Mestrado em música) Instituto de Artes. Universidade estadual de Campinas, Campinas, 2006 

CAZES, Henrique, Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998. 208p.

COOPER, Grosvenor e MEYER, Leonard B. The Rhythmic Structure of MusicChicago: The University of Chicago Press, 1960 212 p.

DICIONÁRIO de música Zahar. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.

EFEGÊ, Jota.Maxixe - a dança excomungada.Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1974. 182 p

FARIA, Júlio César. Bateria: o coração da escola de samba. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2010. 240p. 

FERREIRA, Luis. La Música Afrouruguaya de Tambores en La Perspectiva Cultural Afro-atlántica. Disponível en http://www.unesco.org.uy/shs/fileadmin/templates/shs/archivos/anuario2001/3-ferreira.pdf

FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de percussão. São Paulo: UNESP, Imprensa Oficial do Estado, 2003. 424p.

GRENET, Emilio. Música Cubana. Orientaciones para su Conocimiento y Estúdio. In: GIRO, Radamés (org.) Panorama de La Música Popular Cubana. La Habana: Editorial Letras Cubanas, 1995. 364 p.

GUERRA PEIXE. Estudos de Folclore e Música popular Urbana. Org. Samuel Araújo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007. 277 p.

JONES, A. M. Studies in African Music.Vol. I. 2. Ed. Londres: Oxford University Press, 1961. Vol. I 295 p. vol. II 237 p.

KIEFER, Bruno. Música e Dança Popular: sua influência na múisca erudita. 3 ed. Porto Alegre:Movimento, 1990. 110 p.

KUBIK, Gerhard. Angolan Traits in Black Music, Games and Dances of Brazil.  Lisboa: Junta de Investigações Científicas do Ultramar, 1979. 55 p.

LOPES, Nei. O Samba na Realidade:a utopia da ascensão social do sambista. Rio de Janeiro: Codecri, 1981.81p.

MAULEÓN, Rebeca. Salsa Guidebook for piano and ensemble. Petaluma, CA: Sher Music Co., 1993. 259 p.

MARCONDES, Marcos Antônio (org.) Enciclopédia da  Música Popular Brasileira:popular, erudita e folclórica, Reimp. Da 2º ed., São Paulo: Art editora: Publifolha, 1998. 887p.

MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena Africa no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FUNARTE Co., 1983. 110 p.

NKETIA, J. H. Kwabena. The Music of Africa. Nova Iorque: W. W. Norton & Company 1974. 278 p.

ROCCA, Edgard. Ritmos Brasileiros e seus Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, c1986. 80 p.

SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Ed. UFRJ, 2001. 247 p.

SUDOH, Marcello apud FARIA, Júlio César. Bateria: o coração da escola de samba. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2010. 240p.

TINHORÃO, José Ramos. PequenaHistória da Música Popular.4. ed. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1978. 244 p.  

________. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: 34, 1998. 365 p.

TOUSSAINT, Godfried.Classification and Phylogenetic Analysis of African TernaryRhythm Timelines.School of Computer Science McGill University Montreal, Québec, Canadá 2003. Disponível em <http: //citeseerx.ist.psv.edu/viewdoc/version?doi=10.1.1.5.6589>  

WATERMAN, Richard Alan. African influence on the music of the Americas. In: DUNDES, Alan (Ed.). Mother Wit from the Laughing Barrel: readings in the interpretation of Afro-American Folklore. University Press of Mississipi, Jackson and London 1990, p. 81- 94.

 

 

Conteúdo

Os antecedentes do samba: Modinha, Lundu, Batuque, Polca

O Rio de Janeiro e o Brasil na virada do século XIX para o XX: aspectos socoias e etnomusicológicos

A Herança Africana: instrumentos, práticas, danças, estruturação musical, formas

A Herança europeia: instrumentos, práticas, danças, etruturação musical, estilos

O Choro e seus estilos

O Samba Batucado Carioca: O samba do Estácio

Isntrumentos e Ritmos do Samba Carioca

Músuca Caribenha

 

Metodologia

Aulas expositivas

Uso de videos e audios com gravações e interpretes consagrados

Exercícios práticos, coletivos e individuais, de ritmo e ritmica aplicados aoa samba e poutros ritmos nacionais (baião, maracatu, choro, maxixe, polca, ect)

Uso de instrumentos de percussão

Uso dos isntrumentos específicos de cada aluno ou aluna

 

Observação

Não há pré-requisitos

Pode ser assistida por estudantes de várias áreas e diferentes níveis