Seminário Avançado de Pesquisa em Artes
SubtítuloAC110 - A
Dados da disciplina
As aulas iniciam no dia 20 de agosto de 2019.
Seminário Avançado de Pesquisa em Artes
SubtítuloAC110 - A
As aulas iniciam no dia 20 de agosto de 2019.
Participação nas aulas, seminários e apresentações; produção de artigos.
AGAMBEN, Giorgio. O que é ser contemporâneo. Chapecó: Argos, 2009.
ALLIEZ, Éric. Deleuze Filosofia Virtual. São Paulo: editora 34, 1996.
BADIOU, Alain. Pequeno Dicionário de Inestética. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
COESSENS, Kathleen; CRISPIN, Darla; DOUGLAS, Anne. The Artistic Turn – A Manifesto. Ghent: New Goff, 2009.
DUBATTI, Jorge. O Teatro dos Mortos. São Paulo: Edições SESC, 2016.
GREINER, Christine. O Corpo em Crise. Novas Pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.
NAVAS, C. Dança: escritura, análise e dramaturgia. Anais do II Congresso da ABRACE- Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBa, Salvador, 2002.
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, VIRGÍNIA; ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método da Cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo : FAPESP : Annablume, 1998.
SCHECHNER, Richard. Future Nostalgias. Research in Drama Education, v.15, n.3, p. 309-315, Aug. 2010.
SANTAELLA, M. L. Matrizes da linguagem e do pensamento. São Paulo: Iluminuras/FAPESP, 2001.
ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. São Paulo: Autores Associados, 1998.
OBS: A Bibliografia será complementada pelas docentes responsáveis pela Turma, de acordo com os tópicos abordados.
O Curso propõe uma discussão inicial sobre a questão das metodologias de pesquisa em Artes da Cena como pano de fundo para a apresentação dos seminários pelos participantes da disciplina. Os seminários serão organizados a partir de assuntos/temas de investigação dos alunos inscritos, propostos e conduzidos pelas docentes e organizados em conjunto com os alunos, aos quais caberá, sob supervisão dos professores, a proposição de temas, formato e apresentação dos trabalhos. Apresentação a público externo ao Programa, incluindo alunos dos cursos de graduação em artes cênicas e dança.
A partir das demandas dos participantes, poderão ser aprofundados temas específicos com novas bibliografias.
Aulas expositivas para introdução do tema; e seminários realizados pelos alunos sobre suas pesquisas, com comentários dos professores e discussão dos alunos.