Turma DE626 - Seminários Avançados II - Turma B

Nome

Seminários Avançados II

Subtítulo

Filmes de compilação: rearticulação de sentidos em práticas audiovisuais contemporâneas

Cód. Disciplina - Turma

DE626 - B


Sala A definir
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE626 - Seminários Avançados II
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Mariana Duccini Junqueira da Silva

Critério de Avaliação

Participação em aulas.

Apresentação de trabalho para a conclusão da disciplina (artigo científico).

Bibliografia

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Conteúdo

1.O processo da compilação: ressignificação do passado histórico, projeção da experiência em um presente enunciativo; 2. O filme de compilação como “filme de ideia”: caráter experimental; 3. Experiências pioneiras: Esther Schub, Edward Poter, Sergei Eisenstein e DzigaVertov; 4. O arquivo: monumentalização dos documentos vs. princípios de enunciabilidade; 5. A montagem: processo propulsor de formas de pensabilidade; 6. Apontamentos sobre a montagem: Eisenstein, Pudovkin, Benjamin, Bazin, Benjamin, Didi-Huberman; 7. O dispositivo: conceitos e implicações na perspectiva do filme de compilação; 8. A compilação no âmbito do cinema documentário; 9. Documentário de compilação: experiências contemporâneas; 10. A compilação no âmbito das artes visuais na contemporaneidade; 11. Apropriação, reemprego, desvio: estéticas do remix.

Metodologia

Aulas analítico-expositivas, intentando a articulação do repertório teórico-conceitual com os objetos que fundamentam a disciplina (filmes de compilação).

Observação

A disciplina é correlata ao desenvolvimento da Pesquisa homônima, cujo desenvolvimento está previsto como parte dos requisitos exigidos pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios, no âmbito do PNPD – CAPES. As discussões intentam uma reflexão sobre a prática da compilação fílmica, a partir do trabalho inaugural de Jay Leyda, e a abordagem do conceito de arquivo, conforme proposto por Michel Foucault, como elemento estruturante de discursos que, em cada época histórica, trabalham para produzir efeitos de verdade tangentes às práticas sociais. A possibilidade de ressignificação de fragmentos audiovisuais por meio de sua inserção em outros enunciados refere-se, dessa maneira, a princípios enunciativos que, no exercício da compilação, engendram novos sentidos às imagens e aos sons em relação a seus contextos originais de produção, circulação e recepção.