Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

Harmonia do início do século XX

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - A


Sala Sala MU05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

a disciplina aceita também alunos de graduação interessados

Docentes

Denise Hortencia Lopes Garcia

Critério de Avaliação

Monografia com uma análise de obra do período abordado, utilizando métodos estudados na disciplina.

 

Bibliografia

ANTOKOLETZ, Elliot. Diatonic Expansion and Chromatic Compression in Maurice Ravel’s Sonate pour violon et violoncelle. In: KAMINSKY, Peter (ed.).Unmasking Ravel. University of Rochester Press, 2011, pp.211-242

COHN, Richard. Audacious Euphony. Oxford University Press, 2012.

COHN, Richard. Inversional Symmetry and Transpositional Combination in Bartók. In Music Theory Spectrum, Vol.10 University of California Press, 1988, pp.19-42. Acessível em: http://www.jstor.org/stable/745790 .

COOPER, David. The Unfolding of Tonality in the Music of Béla Bartók. In Music Analysis nº17 vol 1, Oxford: Blackwell Publishers Ltd, 1998, p.21- 38.

COSTÈRE, Edmond. Mort ou Transfiguration de L’Harmonie. Paris: Presses Univbersitaires de France, 1962.

JOHNSON, Tom. Other Harmony: beyond tonal and Atonal. Paris: Editions 75, 2014.

KARPINSKI, Gary S. Structural Functions of the Interval Cucles in Early Twentieth-Century Music. In International Journal of Musicology, Vol.4, 1995, pp.183-206. Acessível em: http://www.jstor.org/stable/24617757

PHILLIPS, Edward R. Smoke, Mirrors and Prisms: tonal contradictions in Fauré. In Music Analysis nº12 vol 1, Oxford: Blackwell Publishers Ltd.,1993, p.3-24.

SAMSON, Jim. Music in Transition: A Study of Tonal Expansion and Atonality, 1900-1920. Oxford University Press, 2002.

STRAUS Joseph N. Introdução à teoria Pós-Tonal. São Paulo: Editora da Unesp, 2005.

TADDEI, Rita de Xassia. Uma Análise Neoriemanniana da Primeira Cena do Artémis de Nepomuceno. In Musica Theorica, nº1, 2016, pp.164-185.

TSOUGRAS, Costas. Analysis of Early 20th century Chromatic Modal Music with the use of the Generative Theory of Tonal Music – Pitch Space and Prolongational issues in selected Modal Idioms. Proceedings of the 7th Triennial Conference of European Society for the Cognitive Sciences of Music (ESCOM 2009) Jyväskylä, Finland, 2009, pp. 531- 539.

WADSWORTH, Benjamin. A Model of Dialectical Process in Berg’s Opus 1 Piano Sonata. In Theory and Pratice, Vol. 33. 2008, pp.329-356. http://www.jstor.org/stable/41035720

 

Conteúdo

A disciplina enfoca um período da música e um repertório bastante singular: aquele que atravessa o momento de uma abertura do tonal a tantas variantes que não podem simplesmente serem resumidas como atonais. Para isso vamos pensar essa transição tentando enfocar compositores menos analisados, mesmo que reconhecidos na história da música. Vamos pensar no enfoque de três linhas de desenvolvimento dessa transição na virada do século: a alemã, a francesa e a da Europa Oriental, incluindo a Russia, analisando obras dos compositores desse período e por fim vamos chegar ao repertório brasileiro e pensar essa influência nas obras de compositores como Villa-Lobos, Glauco Velasques, Luciano Gallet, Alberto Nepomuceno, entre outros desse começo de século.

Metodologia

Nos aproximaremos de métodos de análises de autores que trataram desse repertório, como teorias neo-riemannianas, teoria de Costère, teoria dos conjuntos, através de leitura e discussão de textos, com análises desenvolvidas e apresentadas pelos alunos e docente em aula.

Observação

a disciplina necessita de sala com piano, equipamento de áudio e data show