Turma AV045 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte I - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte I

Subtítulo

História das exposições e as mostras de arte contemporânea (Bienais e documenta)

Cód. Disciplina - Turma

AV045 - A


Sala AP08
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV045 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte I
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Crédito 0
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Início da aula em 05/08/19.

Docentes

Maria De Fatima Morethy Couto

Luciana Benetti Marques Valio

Critério de Avaliação

A avaliação será realizada por meio de apresentação de seminário com data previamente agendada e de um trabalho final sobre o tema definido em conjunto com o aluno e utilizando-se da bibliografia da disciplina.

A média final (MF) será obtida por meio da nota do seminário mais a nota do trabalho final dividida por 2.

Bibliografia

CAVALCANTI, Ana; OLIVEIRA, Emerson Dionísio de; COUTO, Maria de Fátima Morethy; MALTA, Marize. (orgs.) Histórias da arte em exposições – modos de ver e exibir no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books. FAPESP. 2016.

DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis: Cultura e Barbárie : Instituto Socioambiental, 2014.

DEMOS, TJ.  Contemporary Art and the Politics of Ecology, Third Text, 27:1, 1-9, 2013. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09528822.2013.753187 .

GARDNER, Antony; GREEN, Charles. Biennials, Triennials, and documenta – the exhibitions that created contemporary art. England: Ed. Wiley Blackwell, 2016.

GARDNER, Antony; GREEN, Charles. Biennials of the South on the edges of the global, Third Text, 27:4, 2013, pp. 442-455. Disponível em: http://thirdtext.org/issues?item_id0=976&issue_number=Volume%2027,%202013&offset=0 .

GRASSKAMP, Walter. For example, documenta¸ or, how is art history produced? In: GREENBERG, Reesa; FERGUSON, Bruce W.; NAIRNE, Sandy. (eds.). Thinking about exhititions. London : 1999. p. 67-78.

GREENBERG, Reesa; FERGUSON, Bruce W.; NAIRNE, Sandy. (eds.). Thinking about exhititions. London : 1999.

MIGNOLO, Walter D. Desafio Decoloniais hoje. Trad. Marcos de Jesus Oliveira. Revista Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu/PR, 1 (1) pp. 12-32, 2017.

MIGNOLO, Walter D. La opción de-colonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto y un caso.  Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.8: 243-281, enero-junio 2008 . pp.243-281.

REVISTA USP. Cinquenta anos de bienal internacional de São Paulo. Vol. 52. Dez/jan/fev 2001-2002. São Paulo: USP. Disponível em https://www.usp.br/revistausp/52/SUMARIO-52.htm .

SAID, Edward W. Orientalismo – o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2010.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, n. 18, p. 225-254, 2004. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.com/adm/uploads/artigo/perspectivismo_e_multipluralismo_na_america_indigena/n18EduardoViveiros.pdf.

Catálogos da Bienal de São Paulo e da Documenta de Kassel (edições a indicar).

 

Conteúdo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O conteúdo se fundamentará sobre os textos de curadores, críticos e teóricos da arte, assim como de antropólogos, sociólogos e historiadores, e será dividido em blocos de aulas ao longo do semestre conforme descrito a seguir:

As primeiras quatro aulas serão dedicadas ao estudo da história das exposições, para tanto serão analisadas as documentas, as bienais de Veneza e as da América Latina.

O segundo bloco de quatro aulas será baseado na discussão dos pensamentos dos seguintes autores: Walter Mignolo; Gayatri Chakravorty Spivak; Eduardo Viveiros de Castro e Bruno Latour; Boaventura de Sousa Santos.

O terceiro bloco de quatro aulas debruçará sobre exposições de arte contemporânea que em seu discurso dialogam com propostas de decolonialidade: Le magiciens de la terre; III Bienal de Havana; documenta 11; documenta 13, documenta 14 e 32ª Bienal de São Paulo.

O último bloco de duas aulas será dedicado à análise de obras de arte contemporânea que estabelecem um diálogo com os pensamentos dos autores discutidos ao longo da disciplina.

Serão reservadas três aulas para a apresentação de seminários dos alunos.

Metodologia

Aulas teórico-expositiva e Seminários de Pesquisa.

Observação

Objetivo Geral:

Refletir sobre os discursos curatoriais das exposições de arte contemporânea, especificamente as bienais e documentas, por meio da análise dos pensamentos pós-colonial, dos estudos subalternos e da decolonialidade.

Objetivos Específicos:

  • Refletir sobre os princípios norteadores do pensamento pós-colonial;
  • Abordar os estudos subalternos;
  • Caracterizar a genealogia do pensamento decolonial;
  • Enfatizar momentos chaves na História das Exposições nos quais houve uma busca por incluir o “outro”;
  • Estudar as exposições: Le magiciens de la terre; III Bienal de Havana; documenta 11; documenta 13, documenta 14 e 32ª Bienal de São Paulo.
  • Discutir os desdobramentos e implicações de cada pensamento abordado nas exposições estudadas.