Bibliografia
Bibliografia Básica:
ALBRIGHT, A.C. Modern Gestures: Abraham Wlkowitz draws Isadora Duncan Dancing. Middletown, Wesleyan University Press, 2010.
ALBRIGHT, A.N. Traces of Light: absence and presence in the work of Loie Fuller. Middletown, Wesleyan University Press, 2007.
BANES, S. (Ed.) Reinventing Dance in the 1960s, everything was possible. Madison: University of Wisconsin Press, 2003.
BANES, S. Democracy’s Body: Judson Dance Theater, 1962-1964. Durham: Duke University Press, 1993.
BURT, R. Judson Dance theater: performative Arts. New York, Routledge, 2006.
COHEN, S. J. The Modern Dance, seven statements of belief. Middletown: Wesleyan University Press, 1967.
COPELAND, R. Merce Cunningham: the modernizing of Modern Dance. New York: Routledge, 2004.
GOLDBERG, R. Performance Art. Revised and Expanded Edition. London: Thames and Hudson, 2005.
JOWITT, D. Time and the Dancing Image. Berkeley: University of California Press, 1988.
MARTIN, J. Modern Dance. New York: Dance Horizons, 1972.
MARTIN, R. Critical Moves: dance studies in theory and politics. Durham: Duke University Press, 1998.
SCHECHNER, R. Performance Studies: an introduction. 2 Ed. London: Routledge, 2007.
Bibliografia Complementar:
ANDERSON, J. Ballet, and Modern Dance: a concise history. 2 Ed. Hightstown: Princeton Book Company, 1992.
HUMPHREY, D.; COHEN, S.J. Doris Humphrey: An artist first. Middletown: Wesleyan University Press, 1972.
MORRIS, G. A game for Dancers: performing modernism in the post-war years, 1945-1960. Middletown, Wesleyan University Press, 2006.
WOOD, C. Yvonne Rainer, The Mind is a Muscle. London: Afterall, 2007.
OBS: Títulos em português serão divulgados no primeiro dia da aula.
Conteúdo
Este será um curso intensivo, prático e teórico, de dois meses de duração. A ideia central do curso é discutir como os artistas e as obras do período entre 1900 a 1964, duas gerações da dança moderna, se tornaram inspiração para outros artistas em diferentes momentos e de diferentes contextos, influenciando novos trabalhos e criando novos significados e identidades. Reconhecemos esse processo de empréstimo como uma difusão social/cultural natural ou como forma de reinterpretação da coreografia ou de um artista e seu trabalho. Isso pode ser percebido por meio da releitura de uma imagem ou de uma coreografia ou pela transformação do trabalho original, alterando sua conexão de gênero, classe, idade e etnia. O curso examinará como a identificação e reapropriação de artistas e de suas obras carregam um novo significado quando são reinventadas e reproduzidas em outras épocas. Esse procedimento intergeracional busca discutir como a mudança pode se adaptar e evoluir de acordo com os valores sociais, políticos e culturais. Reflete também sobre como nossa escolha particular de estética na dança é informada por nossos valores culturais e sociais; como nos sentimos em relação a gênero, beleza e arte em geral, assim como ideias convencionais de um período.
Cada aula terá uma parte prática e teórica. A parte prática incidirá sobre certos artistas, suas obras e como eles influenciaram outros artistas que seguiram sua estética e ideias, bem como as gerações seguintes. O objetivo é desenvolver uma visão crítica e investigativa sobre as práticas formativas e suas reverberações artísticas.
Trabalharemos com textos em inglês e português, bem como com artistas convidados, incluindo Richard Move, artista performático de Nova York que fará parte do III Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneo, do PPG Artes da Cena, a realizar-se em agosto de 2019, no Instituto de Artes da UNICAMP.