Turma AC302 - Tópicos Especiais em Encenação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Encenação

Subtítulo

Releituras na Dança

Cód. Disciplina - Turma

AC302 - A


Sala AD 01 - DACO
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC302 - Tópicos Especiais em Encenação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

Segundas-feiras, das 14h00 às 19h00* - Curso intensivo 

Datas: 12/08 (5h), 19/08 (5h),  21/08* (3h), 22/08* (3h), 23/08* (3h), 26/08 (5h), 02/09 (5h), 09/09 (5h), 16/09 (5h), 23/09 (6h).

Obs.: *Nos dias 21/08 (quarta), 22/08 (quinta) e 23/08 (sexta) acontecerão os workshops com Richard Move, artista performático estadunidense, convidado do III Simpósio Internacional do PPG Artes da Cena - IA/UNICAMP. Os horários serão diferentes das aulas regulares, sendo das 9h00 a 12h00 nestes dias.

As aulas serão ministradas em inglês e português com base em textos e vídeos também nos dois idiomas.

Docentes

Holly Elizabeth Cavrell

Maria Claudia Alves Guimarães

Critério de Avaliação

Presença nas aulas. O estudante deverá apresentar um artigo final que consistirá de, no mínimo, 10 páginas que focalizem um artista/trabalho e o impacto deste tanto em seu tempo quanto em gerações futuras, através das múltiplas influências e reverberações em outros artistas. O(a) aluno(a) poderá também escolher por apresentar uma interpretação artística baseada nesse tema.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

ALBRIGHT, A.C. Modern Gestures: Abraham Wlkowitz draws Isadora Duncan Dancing. Middletown, Wesleyan University Press, 2010.

ALBRIGHT, A.N. Traces of Light: absence and presence in the work of Loie Fuller. Middletown, Wesleyan University Press, 2007.

BANES, S. (Ed.) Reinventing Dance in the 1960s, everything was possible. Madison: University of Wisconsin Press, 2003. 

BANES, S. Democracy’s Body: Judson Dance Theater, 1962-1964. Durham: Duke University Press, 1993. 

BURT, R. Judson Dance theater: performative Arts. New York, Routledge, 2006.

COHEN, S. J. The Modern Dance, seven statements of belief. Middletown: Wesleyan University Press, 1967.

COPELAND, R. Merce Cunningham: the modernizing of Modern Dance. New York: Routledge, 2004. 

GOLDBERG, R. Performance Art. Revised and Expanded Edition. London: Thames and Hudson, 2005. 

JOWITT, D. Time and the Dancing Image. Berkeley: University of California Press, 1988. 

MARTIN, J. Modern Dance. New York: Dance Horizons, 1972. 

MARTIN, R. Critical Moves: dance studies in theory and politics. Durham: Duke University Press, 1998. 

SCHECHNER, R. Performance Studies: an introduction. 2 Ed. London: Routledge, 2007. 

 

Bibliografia Complementar:

ANDERSON, J. Ballet, and Modern Dance: a concise history. 2 Ed. Hightstown: Princeton Book Company, 1992. 

HUMPHREY, D.; COHEN, S.J. Doris Humphrey: An artist first. Middletown: Wesleyan University Press, 1972.

MORRIS, G. A game for Dancers: performing modernism in the post-war years, 1945-1960. Middletown, Wesleyan University Press, 2006. 

WOOD, C. Yvonne Rainer, The Mind is a Muscle. London: Afterall, 2007.

 

OBS: Títulos em português serão divulgados no primeiro dia da aula. 

 

Conteúdo

Este será um curso intensivo, prático e teórico, de dois meses de duração. A ideia central do curso é discutir como os artistas e as obras do período entre 1900 a 1964, duas gerações da dança moderna, se tornaram inspiração para outros artistas em diferentes momentos e de diferentes contextos, influenciando novos trabalhos e criando novos significados e identidades. Reconhecemos esse processo de empréstimo como uma difusão social/cultural natural ou como forma de reinterpretação da coreografia ou de um artista e seu trabalho. Isso pode ser percebido por meio da releitura de uma imagem ou de uma coreografia ou pela transformação do trabalho original, alterando sua conexão de gênero, classe, idade e etnia. O curso examinará como a identificação e reapropriação de artistas e de suas obras carregam um novo significado quando são reinventadas e reproduzidas em outras épocas. Esse procedimento intergeracional busca discutir como a mudança pode se adaptar e evoluir de acordo com os valores sociais, políticos e culturais. Reflete também sobre como nossa escolha particular de estética na dança é informada por nossos valores culturais e sociais; como nos sentimos em relação a gênero, beleza e arte em geral, assim como ideias convencionais de um período.

Cada aula terá uma parte prática e teórica. A parte prática incidirá sobre certos artistas, suas obras e como eles influenciaram outros artistas que seguiram sua estética e ideias, bem como as gerações seguintes. O objetivo é desenvolver uma visão crítica e investigativa sobre as práticas formativas e suas reverberações artísticas. 

Trabalharemos com textos em inglês e português, bem como com artistas convidados, incluindo Richard Move, artista performático de Nova York que fará parte do III Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneo, do PPG Artes da Cena, a realizar-se em agosto de 2019, no Instituto de Artes da UNICAMP.   

Metodologia

Aulas práticas e teóricas, em constante articulação. Leitura e discussão de textos. Participação em workshop do artista performático estadunidente Richard Move.

OBS: Todas as aulas serão ministradas em inglês e português.

Observação

Trazer roupas confortáveis para as aulas, voltadas às práticas de movimento.