Turma AC301 - Escritas da Cena - Turma A

Nome

Escritas da Cena

Subtítulo

Estratégias para escritas complexas sobre saberes sensíveis da cena

Cód. Disciplina - Turma

AC301 - A


Sala AD-03 - DACO
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC301 - Escritas da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 15
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Essa disciplina será oferecida das 10h às 13h. As aulas terão início no dia 14 de agosto de 2019.

Docentes

Juliana Martins Rodrigues De Moraes

Critério de Avaliação

Leituras específicas da bibliografia

Participação nos laboratórios práticos

Participação nas elaborações dos diagramas/mapas mentais

Entrega de trabalhos a partir do vocabulário levantado

Apresentação dos próprios processos criativos para análise do grupo

Entrega de trabalhos a partir do vocabulário levantado

Bibliografia

BISHOP, Claire. Black Box, White Cube, Gray Zone: Dance Exhibitions and Audience Attention. TDR: The Drama Review, Cambridge, Massachusetts, 22 set. 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/38135170/Black_Box_White_Cube_Gray_Zone_Dance_Exhibitions_and_Audience_Attention. Acesso em: 22 maio 2019.

BURROWS, Jonathan. A Choreographer's Handbook. Abingdon e Nova Iorque: Routledge, 2010.

DE KEERSMAEKER, Anne Teresa; CVEJIC, Bojana; FRANÇOIS, Michel. En Atendant & Cesena: A Choreographer’s Score. Bruxelas: Rosas/Mercatorfonds Publication, 2013.

FOSTER, Susan Leigh. CHOREOGRAPHY: Susan Leigh Foster. 2016. Disponível em: <http:// intermsofperformance.site>. Acesso em: 15 jan. 2019.

GONÇALVES RODRIGUES DA SILVA, Thaís. Sensorialidades Antropofágicas: saberes do sul na dança contemporânea. Orientadores: Prof. Doutor Daniel Tércio Ramos Guimarães (FMH/UL) e Profa. Doutora Verônica Fabrini Machado de Almeida (UNICAMP). 2018. Tese (Doutorado) - Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana e Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Lisboa e Campinas, 2018. 

MORAES, Juliana. O conceito de coreografia em transformação. Urdimento, Florianópolis, p. 362-377, 1 abr. 2019. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019362. Acesso em: 22 maio 2019.

MORAES, Juliana. Dança, Frente e Verso. São Paulo: NVersos, 2013.

NELSON, Robin. Introduction: The What, Where, When and Why of ‘Practice as Research’. In: Practice as Research in the Arts: Principles, Protocols, Pedagogies, Resistances. Londres: Palgrave Macmillan, 2013.

PARKINSON, Chrysa; LILLIE, Jade; FAIRHALL, Lydia. CHRYSA PARKINSON / THE VALUE OF DANCE AS PRACTICE. [S. l.]: AUDIO STAGE, 2016. Disponível em: http://audiostage.guerrillasemiotics.com/chrysa-parkinson-the-value-of-dance-as-practice/. Acesso em: 22 maio 2019.

PARKINSON, Chrysa; EVANS, Moriah. Interview with Chrysa Parkinson. SARMA Laboratory for discursive practices and expanded publication, Bruxelas, 1 set. 2010. Disponível em: http://sarma.be/docs/1360. Acesso em: 22 maio 2019.

PARKINSON, Chrysa. Self interview on practice. [S. l.: s. n.], 2008-2009. Disponível em: https://vimeo.com/26763244. Acesso em: 22 maio 2019.

Conteúdo

A disciplina trabalhará a partir de laboratórios práticos direcionados para saberes sensíveis, com o objetivo subsequente de analisar os processos na intenção de construir um vocabulário derivado das experiências. Diferentes estratégias metodológicas serão usadas na elaboração de diagramas como ferramentas mentais de avaliação e análise de processos intuitivos. Objetiva-se levantar vocabulário a partir de um mergulho cuidadoso nos campos da criação, intuição, sensação e emoção, nomeando tanto os elementos visíveis quanto os invisíveis.

Considerando a complexidade que envolve a escrita sobre processos artísticos, o curso visa abrir portas entre os saberes para que seja possível vislumbrar, criar e exercitar formas de escrita sobre os saberes sensíveis da cena.

Metodologia

Aulas práticas sobre o tema abordado

Aulas teóricas sobre artistas que elaboram estratégias discursivas (vocabulários específicos, diagramas, etc.) para falar/escrever sobre suas práticas

Compartilhamento de pesquisas

Criação e apresentação de diagramas/mapas mentais coletivos sobre experiências sensíveis

Discussão sobre vocabulários desenvolvidos

Criação de textos com vocabulários levantados

Observação

Como as aulas serão práticas, vir com roupa adequada ao trabalho físico.