Escritas da Cena
SubtítuloEstratégias para escritas complexas sobre saberes sensíveis da cena
AC301 - A
Dados da disciplina
Essa disciplina será oferecida das 10h às 13h. As aulas terão início no dia 14 de agosto de 2019.
Escritas da Cena
SubtítuloEstratégias para escritas complexas sobre saberes sensíveis da cena
AC301 - A
Essa disciplina será oferecida das 10h às 13h. As aulas terão início no dia 14 de agosto de 2019.
Leituras específicas da bibliografia
Participação nos laboratórios práticos
Participação nas elaborações dos diagramas/mapas mentais
Entrega de trabalhos a partir do vocabulário levantado
Apresentação dos próprios processos criativos para análise do grupo
Entrega de trabalhos a partir do vocabulário levantado
BISHOP, Claire. Black Box, White Cube, Gray Zone: Dance Exhibitions and Audience Attention. TDR: The Drama Review, Cambridge, Massachusetts, 22 set. 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/38135170/Black_Box_White_Cube_Gray_Zone_Dance_Exhibitions_and_Audience_Attention. Acesso em: 22 maio 2019.
BURROWS, Jonathan. A Choreographer's Handbook. Abingdon e Nova Iorque: Routledge, 2010.
DE KEERSMAEKER, Anne Teresa; CVEJIC, Bojana; FRANÇOIS, Michel. En Atendant & Cesena: A Choreographer’s Score. Bruxelas: Rosas/Mercatorfonds Publication, 2013.
FOSTER, Susan Leigh. CHOREOGRAPHY: Susan Leigh Foster. 2016. Disponível em: <http:// intermsofperformance.site>. Acesso em: 15 jan. 2019.
GONÇALVES RODRIGUES DA SILVA, Thaís. Sensorialidades Antropofágicas: saberes do sul na dança contemporânea. Orientadores: Prof. Doutor Daniel Tércio Ramos Guimarães (FMH/UL) e Profa. Doutora Verônica Fabrini Machado de Almeida (UNICAMP). 2018. Tese (Doutorado) - Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana e Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Lisboa e Campinas, 2018.
MORAES, Juliana. O conceito de coreografia em transformação. Urdimento, Florianópolis, p. 362-377, 1 abr. 2019. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019362. Acesso em: 22 maio 2019.
MORAES, Juliana. Dança, Frente e Verso. São Paulo: NVersos, 2013.
NELSON, Robin. Introduction: The What, Where, When and Why of ‘Practice as Research’. In: Practice as Research in the Arts: Principles, Protocols, Pedagogies, Resistances. Londres: Palgrave Macmillan, 2013.
PARKINSON, Chrysa; LILLIE, Jade; FAIRHALL, Lydia. CHRYSA PARKINSON / THE VALUE OF DANCE AS PRACTICE. [S. l.]: AUDIO STAGE, 2016. Disponível em: http://audiostage.guerrillasemiotics.com/chrysa-parkinson-the-value-of-dance-as-practice/. Acesso em: 22 maio 2019.
PARKINSON, Chrysa; EVANS, Moriah. Interview with Chrysa Parkinson. SARMA Laboratory for discursive practices and expanded publication, Bruxelas, 1 set. 2010. Disponível em: http://sarma.be/docs/1360. Acesso em: 22 maio 2019.
PARKINSON, Chrysa. Self interview on practice. [S. l.: s. n.], 2008-2009. Disponível em: https://vimeo.com/26763244. Acesso em: 22 maio 2019.
A disciplina trabalhará a partir de laboratórios práticos direcionados para saberes sensíveis, com o objetivo subsequente de analisar os processos na intenção de construir um vocabulário derivado das experiências. Diferentes estratégias metodológicas serão usadas na elaboração de diagramas como ferramentas mentais de avaliação e análise de processos intuitivos. Objetiva-se levantar vocabulário a partir de um mergulho cuidadoso nos campos da criação, intuição, sensação e emoção, nomeando tanto os elementos visíveis quanto os invisíveis.
Considerando a complexidade que envolve a escrita sobre processos artísticos, o curso visa abrir portas entre os saberes para que seja possível vislumbrar, criar e exercitar formas de escrita sobre os saberes sensíveis da cena.
Aulas práticas sobre o tema abordado
Aulas teóricas sobre artistas que elaboram estratégias discursivas (vocabulários específicos, diagramas, etc.) para falar/escrever sobre suas práticas
Compartilhamento de pesquisas
Criação e apresentação de diagramas/mapas mentais coletivos sobre experiências sensíveis
Discussão sobre vocabulários desenvolvidos
Criação de textos com vocabulários levantados
Como as aulas serão práticas, vir com roupa adequada ao trabalho físico.