Tópicos Especiais em Arte e Contexto
SubtítuloArte e Sociedade
AC401 - A
Dados da disciplina
As aulas terão início no dia 12 de agosto de 2019.
Tópicos Especiais em Arte e Contexto
SubtítuloArte e Sociedade
AC401 - A
As aulas terão início no dia 12 de agosto de 2019.
A disciplina terá, como avaliação, a participação nas discussões, além de um trabalho final expositivo onde os alunos aplicarão as noções desenvolvidas em suas respectivas áreas de atuação artística e de pesquisa. Aceitaremos também, como material de avaliação opcional, a entrega de textos escritos.
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alan. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Zouk, 2003.
CANCLINI, Néstor García. A produção simbólica: teoria e metodologia em sociologia da arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.
KONDER, Leandro. Os marxistas e a arte: breve estudo histórico-crítico de algumas tenências da estética marxista. 2.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
LUKÁCS, Gerog. Introdução a uma estética marxista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As ideias estéticas de Marx. 3.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
Este curso pretende refletir sobre as relações que atualmente se estabelecem entre a práxis artística e a práxis social (do cotidiano). A partir de questões colocadas por pensadores que conceberam os fundamentos sociais das artes, pretende-se discutir as posições sociais que as manifestações artísticas atualmente ocupam nas interações sociais.
As aulas serão expositivas dialogadas e terão como ferramenta principal a exposição, audição, visualização e discussão de exemplos por meio dos quais pretende-se estimular uma apropriação não só teórica, mas principalmente crítica, dos conceitos teóricos envolvidos. O textos, usados como base para as discussões, serão escolhidos a partir da bibliografia básica indicada, podendo haver acréscimos, exclusões e substituições conforme o andamento das discussões e a necessidade de aprofundamento de assuntos específicos durante o curso.
A sala é a IE-03 do Instituto de Economia, ao lado do barracão do IA.