Laboratório de Criação II
SubtítuloDRAMATURGIAS DE FRONTEIRA
AC111 - A
OBSERVAÇÕES:
1. Curso teórico-prático, realizado de forma intensiva, de 05 a 11 de agosto de 2019. De segunda a sábado, das 9h00 às 12h00 e das 13h30 as 17h30. Domingo, das 14h00 às 17h00.
2. Solicita-se a leitura prévia de textos indicados.
Participação em sala de aula.
Projeto de ação e sua realização.
Relatório final no formato de artigo ou vídeo.
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
FABRINI, Verônica. Sul da Cena, Sul do Saber. Revista Moringa, v.4, n.1, p.11-25, jan-jun 2013. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/article/view/16121. Acesso: 11 out. 2015.
RAPOSO, Paulo. “Artivismo”: articulando dissidências, criando insurgências. Cadernos de Arte e Antropologia [Online], v. 4, n.2, 2015. Disponível em: http://journals.openedition.org/cadernosaa/909. Acesso: 11 out. 2015.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado e violência. 2ª ed. São Paulo: Expressão popular: Fundação Perseu Abramo, 2015.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. São Paulo, Editora Record, 2008. Introdução e Cap.1.
SOUZA SANTOS, Boaventura. Diretos Humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo, Editora Cortez, 2018, p.41 a 133.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto?. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
BEUYS, Joseph. A revolução somos nós. São Paulo: Edições SESC SP, 2010.
CABALERO, Ileana Dieguez. Cenários Liminares: teatralidades, performances e política. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2011.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Editora Perspectiva, 1989.
CUNHA R. O, Erika C. Front(eiras): Dramaturgias entre o Real e o Imaginário. Tese (Doutorado em Artes da Cena) - Instituto de Artes Universidade Estadual de Campinas, 2017.
FISCHER, Stela Regina. Mulheres, Performance e ativismo: a ressignificação dos discursos feministas na cena latino-americana. Tese (Doutorado em Artes da Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2017.
MERLINO, Tatiana; OJEDA, Igor (orgs). Direito à memória e à verdade: Luta, substantivo feminino. São Paulo: Editora Caros Amigos, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologias dos Sul. São Paulo, Editora Cortez, 2010.
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo, Cia das Letras, 2018.
1. Patriarcado e Gênero
2. perspectivas do feminismo decoloniais
3. performance feminista na América Latina: exemplos e questões
4. Performance como ativismo
5. Documentos, testemunhos e relatos
6. Programas Performativos, Roteiros e Dramaturgias de Fronteira
Aulas teóricas e práticas, com o objetivo de alimentar o artista da cena na construção autoral e crítica da cena teatral.
Os encontros serão divididos entre a análise da bibliografia e as práticas teatrais nos primeiros encontros. Aos poucos, a teoria deverá dar passagens apenas aos encontros práticos de formalização em cenas, através de exercícios teatrais e no incentivo da escrita (os textos produzidos por eles poderão ser a dramaturgia de suas cenas e há possibilidade de publicação no blog e/ou Caderno de Experimentos).
- Leitura da bibliografia sugerida antes do inicio da disciplina.
- Finalização com uma apresentação pública do material levantado durante o intensivo, que acontecerá no domingo dia 11 de agosto.