Turma MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Subtítulo
Tecnologia, Mídia e Criação Sonora
Cód. Disciplina - Turma
MS106 - A
Sala
Sala MU 02 - Depto de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Jose Eduardo Ribeiro De Paiva
Critério de Avaliação
seminário e trabalho final inidividual
Bibliografia
ALTEN, Stanley R. Audio in Media. California, Wadsworth, 1990.
ANDERSON, Craig MIDI for Musicians New York, Amsco Publications, 1986.
COLWELL, R., Handbook of Research on Music Teaching and Learning, Schirmer Books, Toronto,1988.
DERTOUZOS, Michael O que será São Paulo, Schwarcz, 1997
DORFLES, Gillo Contantes técnicas de las artes Buenos Aires, Editorial Nueva Visión, 1958.
EARGLE, John The Microphone Handbook New York, Elar Publishing, 1981
Gibson, David; Peterson, George The Art of Mixing: a Visual Guide to Recording, Engineering and Production (Mix Pro Audio Serie) Mix Bookshelf, 1995
MASSEY, Howard. The MIDI Home Studio New York, Amsco Publications,
1988.
JOURDAIN, Robert Música, cérebro e êxtase Objetiva, Rio de Janeiro, 1998
KARLIN, Fred On The Track: a guide to contemporary film scoring. New York, Schirmer Books, 1990.
LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. São Paulo, Editora 34, 1995.
MASSEY, Howard. The MIDI Home Studio. New York, Amsco Publications, 1988.
Mc LUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação Como Extensão do Homem. São Paulo, Cultrix, 1969.
MIDI Guidebook Japão, Roland Corporation, 1989.
MUGGIATI, Roberto Rock o Grito e o Mito: a música pop como forma de comunicação e contracultura. Petrópolis, Vozes, 1973.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética São Paulo, Martins Fontes, 1984.
SANS, Howard Editorial Staff Dictionary of Audio & Hi-Fi Indianapolis, Howard W.Sans & Co. Ltda, 1975
SCHAEFFER, Pierre. La Musique Concrete. Paris, Presses Universitaires de France, 1967.
WALLACE, James & ERICKSON, Jim Hard drive – desejo de vencer Rio de Janeiro, Record, 1992
Wilkinson, T.A . The Approach to Professional Audio, Butterworth-Heinemann, 1994
Wilkinson, Scott; Oppenheimer, Steve; Ishan; Mark Anatomy of a Home Studio - How Everything Really Works, from Microphones to Midi Mix Bookshelf, 1995.
Conteúdo
Histórico e conceituação das tecnologias utilizadas na produção sonora dos anos cinquenta até a atualidade; terminologia e conceitos básicos de áudio; os equipamentos de registro, edição e finalização em áudio. Tecnologias digitais e a utilização dos computadores como ferramentas de produção sonora; processadores de sinal, processos de masterização e remasterização. Planejamento de produção sonora para diferentes mídias e/ou suportes: rádio, TV, DVD, Cd áudio e outras. As interfaces sonoras. Relações entre tecnologia e linguagens sonoras na música popular.
Metodologia
Conteúdo ministrado através de aulas expositivas
Observação