Turma AV123 - Métodos e Técnicas de Pesquisa - Turma B
Nome
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AV123 - B
Sala
Sala 07 - Prédio Graduação
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AV123 - Métodos e Técnicas de Pesquisa
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Destinada preferencialmente para alunos da Linha 3 Fundamentos Teóricos
Docentes
Critério de Avaliação
Participação em aula das atividades propostas;
Elaboração de trabalho científico redigido;
Elaboração de Plano de pesquisa.
Bibliografia
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa qualitativa e quantitativa. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.
DENCKER, Ada de Freitas Maneti; VIÁ, Sarah Chucid. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura, 2001.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MOURA, Dácio Guimarães; BARBOSA, Eduardo Fernandes. Trabalhando com Projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
PESCUMA, Derna; CASTILHO, Antonio Paulo F. de. Referências Bibliográficas: um guia para documentar suas pesquisas. São Paulo: Olho d’Agua, 2003.
______. Projeto de Pesquisa - O que é? Como fazer? um guia para sua elaboração. São Paulo: Olho d’Agua, 2005.
ROLDÃO, Victor Sequeira. Gestão de Projetos: uma perspectiva integrada. São Carlos: EdUFSCar, 2004.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23° Edição, São Paulo: Cortez Editora, 2007.
VALENTE, José Armando. “Aprendizagem por projeto: o fazer e o compreender”. Boletim o Salto para o Futuro. TVEscola. Brasília: Secretaria de Educação a Distância–SEED. Ministério da Educação, 2002. Disponível em: www.redebrasil.tv.br/salto/boletins2002/te/tetxt4.htm. Acessado em: 28/02/2009.
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
Conteúdo
A disciplina tem como objetivos discutir aspectos teóricos e realizar trabalhos práticos sobre os seguintes assuntos: método científico e técnicas de pesquisa, pesquisa científica, normas da ABNT, a linguagem científica, monografias (dissertação e tese), artigos, relatórios, realização de projetos, e método científico aplicado ao campo da pesquisa nas fronteiras da arte e da comunicação.
1. Arte & Ciência;
2. Arte & Pesquisa;
3. Métodos científicos e Técnicas de Pesquisa;
4. Normatização Técnica do trabalho científico;
5. Linguagem Científica;
6. Projetos de pesquisa;
7. Redação científica;
Metodologia
A disciplina discutirá os conteúdos inerentes aos métodos é técnicas de pesquisa, enfatizando as especificidades da produção da criativa das artes visuais por meio dos seguintes procedimentos:
1. aulas expositivas sobre a temática;
2. seminários de estudos de casos e de apresentação de trabalhos;
3. seminários de estudo e discussão de textos;
4. elaboração de trabalhos redigidos de natureza científica e de pesquisa;
5. elaboração e aprimoramento de planos de pesquisa.
Observação