Turma AC400 - Estudos em Artes da Cena - Turma A
Nome
Estudos em Artes da Cena
Subtítulo
As dramaturgias de Anton Tchekhov e Jorge Andrade.
Cód. Disciplina - Turma
AC400 - A
Sala
ED07 - atrás da cantina da Fac. Educação
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC400 - Estudos em Artes da Cena
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
INÍCIO DAS AULAS em 12/08/2011 - O oferecimento desta disciplina consta, no horário oficial da DAC, como 5a feira, mas será EFETIVAMENTE OFERECIDA às sextas-feiras no período da manhã.
Docentes
Larissa de Oliveira Neves Catalão
Critério de Avaliação
Seminário. Trabalho final.
Será avaliado, também, o envolvimento do aluno durante as aulas, participação nas discussões e leitura dos textos exigidos.
Bibliografia
ALBISSÚ, Nelson, Em busca dos velhos de Jorge Andrade. Dissertação (Mestrado). São Paulo: ECA/USP, 1997.
ANDRADE, Jorge, Labirinto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
________________Marta, a Árvore e o Relógio. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.
ANGELIDES, Sophia, Carta e literatura: correspondência entre Tchekhov e Gorki. São Paulo: Edusp, 2001.
__________________ A. P. Tchekhov: Cartas para uma poética. São Paulo, Edusp, 1995.
ARANTES, Luiz Humberto Martins, Teatro da memória: história e ficção na dramaturgia de Jorge Andrade. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2001.
ARÊAS, Vilma Sant’Anna, Iniciação à comédia. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
ARISTÓTELES, Poética. São Paulo: Ars Poética, 1992.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento, Jorge Andrade: dramaturgo de São Paulo. In. Metrópole e Cultura: São Paulo no meio século XX. Bauru, SP: EDUSC, 2001, pp.135-88. Coleção Ciências Sociais.
AZEVEDO, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro, Recursos estilísticos na dramaturgia de Jorge Andrade. Tese de Doutoramento. São Paulo: ECA/USP, 2002.
BENDER, Ivo C. Comédia e riso: uma poética do teatro cômico. Porto Alegre: UFRGS, 1996.
BERGSON, Henri. O Riso: ensaio sobre a significação do cômico. Lisboa: Relógio D’Água, 1991.
BERRETTINI, Célia. O teatro ontem e hoje. São Paulo: Perspectiva, 1980.
BORIE, Monique; ROUGEMONT, Martine; SCHERER, Jacques (org.). Estética teatral: .
BORNHEIM, G. O sentido e a máscara. São Paulo: Perspectiva, 1969.
CANDIDO, Antonio (org.), Rosenfeld, Anatol; Prado, Décio de Almeida; Gomes, Paulo Emílio Sales, A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1992.
FARIA, João Roberto, O teatro na estante: estudos sobre dramaturgia brasileira e estrangeira. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 1998
GUIDARINI, Mário. Jorge Andrade: na contramão da história. Florianópolis, Ed. da UFSC, 1992
GUINSBURG, Jacó, Stanislávski e o teatro de arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva, 1985.
________________, Faria, João Roberto; Lima, Mariângela Alves de (orgs.), Dicionário do Teatro Brasileiro: temas formas e conceitos, São Paulo: Perspectiva, 2006.
GUZIK, Alberto. TBC: crônica de um sonho (O Teatro Brasileiro de Comédia – 1948-1964). São Paulo: Perspectiva, 1986.
HEGEL, G. W. Cursos de Estética. São Paulo: Edusp, 2001/06. 4 vols.
_____________ Poétique, 2 tomes, Lib. Germer-Baillere, Paris, 1855.
LESKY, A. A tragédia grega. São Paulo: Perspectiva, 1971.
MAGALDI, Sábato. Moderna Dramaturgia Brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1998.
________________ Panorama do Teatro Brasileiro. 3ªed. São Paulo: Global Editora, 1997
NAZÁRIO, Aparecido, José Carlos. Tempo e memória no teatro de Jorge Andrade (uma leitura de Rastro Atrás). Dissertação (Mestrado). Campinas: Unicamp, 1996.
PAVIS, Patrice, Dicionário de teatro. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PRADO, Décio de Almeida. O teatro brasileiro moderno. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
_______________________ Apresentação do teatro brasileiro moderno: crítica teatral (1947-1955). São Paulo: Perspectiva, 2001.
RIPELINO, Ângelo Maria, O truque e a alma, São Paulo: Perspectiva, 1996.
ROSENFELD, Anatol, O Teatro Épico. 4ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
ROUBINE, Jean-Jacques, Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
RYNGAERT, Jean – Pierre, Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
SANT’ANNA, Catarina. Metalinguagem e Teatro: a obra de Jorge Andrade. Cuiabá: EdUFMT, 1997.
SOUZA NETO, Um autor em busca de si mesmo. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP. 1987.
STEINER, A morte da tragédia. São Paulo: Perspectiva, 2006
SZONDI, Peter. Ensaio sobre o trágico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
_____________Teoria do drama moderno. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001.
_____________ Teoria do drama burguês. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2004.
TAKEDA, Cristiane Layher, O Cotidiano de uma Lenda: cartas do Teatro de Arte de Moscou. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2003.
TCHEKHOV, Anton, Cartas a Suvórin. São Paulo, Edusp, 2002.
_________________ A Gaivota. São Paulo: Cosac & Naify, 2004
________________ Ivanov. São Paulo: Edusp, 1998.
_________________ Os Males do Tabaco e outras peças em um ato. Cotia, SP: Ateliê, 2001.
_________________ Teatro I – A Gaivota. /Tio Vânia. São Paulo: Editora Veredas, 2004.
________________ Teatro II – As três irmãs. / O Jardim das Cerejeiras. São Paulo: Editora Veredas, 2003.
WILLIAMS, Raymond, Drama em cena. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2010.
_________________Tragédia moderna. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2002.
Conteúdo
Essa disciplina visa a estabelecer um debate acerca das dramaturgias de dois autores teatrais: Anton Tchekhov (1860-1904) e Jorge Andrade (1922-1984). Serão estudados aspectos estruturais e temáticos das obras teatrais de ambos os autores, principalmente aqueles em que há uma correlação. Jorge Andrade foi leitor e admirador de Anton Tchekhov, sua obra apresenta diversos elementos em que o diálogo com a dramaturgia do autor russo torna-se evidente. O curso será focado nesses elementos. Para tanto, trabalharemos inicialmente com a obra de Tchekhov, a fim de destacar quais recursos estilísticos, estéticos e formais diferenciam sua obra do teatro convencional do século XIX. Discutiremos tópicos como: gênero, estrutura dramática, ação, construção de enredo e personagens, entre outros, de suas quatro peças principais: "A gaivota", "Tio Vânia", "As três irmãs" e "O jardim das cerejeiras". Analisaremos, também, as possibilidades cênicas de textos tão ricos e complexos.
Passaremos, então, a estabelecer os pontos de contato entre a obra de Tchekhov e a dramaturgia de Jorge Andrade, a partir do estudo de algumas peças específicas, dentre as quais se destacam "A moratória" e "Rasto atrás". Refletiremos sobre a apropriação do autor brasileiro de aspectos temáticos e formais, estabelecendo critérios de análise para o teatro brasileiro moderno.
Por fim, existe a possibilidade de abertura da disciplina para um módulo teórico-prático, voltado para o trabalho do ator, a ser ministrado pela professora portuguesa Joana Craveiro. Essa possibilidade ainda está em aberto, a ser confirmada antes do início das aulas. Caso se concretize, o aluno matriculado na disciplina poderá escolher se faz o módulo ou se permanece com o curso somente teórico.
Metodologia
Aulas expositivas, debates, seminários. Eventuais projeções de filmes.
Observação