Turma MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Música e Tecnologia

Subtítulo

Modelos Formais em Musica Contemporanea

Cód. Disciplina - Turma

MS106 - B


Sala Sala de Seminarios do NICS
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Critério de Avaliação

1. Solução de listas de exercícios teóricos 2. Criação e desenvolvimento de um projeto (texto) utilizando um ou mais modelos formais em Composição Algorítmica e/ou Síntese de Sons. 3. Composição de uma (ou mais) obra curta (+- 3 minutos) utilizando os modelos aprendidos. Esta composição pode ou não ser associada ao projeto.

Bibliografia

1. Roads C., The Computer Music Tutorial, The MIT Press (1996). 2. Xenakis, I., Formalized Music, Formalized Music: Thought and Mathematics in Music. Hillsdale, NY: Pendragon Press, 1992. 3. Dodge, C., Jerse, T. A., Computer Music: Synthesis, Composition, and Performance,Schirmer; 2 edition (1997) 4. Roads, C. Granular Synthesis, MIT Press (2002). 5. Moore, F. R., Elements of Computer Music, Prentice Hall (1990). 6. Alguns artigos que o professor achar adequados para a melhor aprofundamento de um tópico.

Conteúdo

1. Introdução histórica: (Xenakis, Stockenhausen, Cage e outros) 2. Modelos Formais (uma visão geral): Teoria dos Funtores e Categorias 3. Exemplos de Modelos Formais em Composição: Música Estocástica, Teoria de Grupos, o uso da Geometria, etc. 4. Síntese de Sons: Análise de Fourier, Síntese Granular, outros modelos. 5. Som Organizado no tempo: Modelos em Música Electroacústica 5. Implementação Computacional: Tecnologia Digital e Eletrônica 6. Limitações & Perspectivas

Metodologia

1. Aulas teóricas e audição de obras representativas. 2. Leitura de textos escolhidos da bibliografia e outros relacionados, segundo o critério do professor. 3. Discussão de Projetos com Modelos Formais com possíveis aplicações em Composição e Performance. 4. Construção de algoritmos e implementação computacional (quando possível).

Observação