Turma AC200 - Movimento, Ação e Gesto - Turma A
Nome
Movimento, Ação e Gesto
Subtítulo
A arte de interpretar na India- Abhinayadharpanan e Natyashastra
Cód. Disciplina - Turma
AC200 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 19 às 22
Dados da disciplina
Nome
AC200 - Movimento, Ação e Gesto
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
NOTE BEM: CURSO INTENSIVO DE 1 A 14 DE AGOSTO DE 2011 INCLUSIVE SABADOS E DOMINGOS O DIA TODO.
Docentes
Critério de Avaliação
Presença e desempenho no curso e apresentação de trabalho final com uso dos princípios básicos interpretativos da técnica de Odissi numa estética ocidental.
Bibliografia
Behere, Manoj Ku. - Mudra Biniyoga Prakriya - Jubal Debata Pub. - Cuttack - India
Ghosh, Manomohan. Nandikesvara Abhinayadarpanam - Manisha Pub. - Calcuta - India 7a. ed. 2006
Rangacharya, Adya, The Natyasastra - Munchiram Manoharlal Publishers PVT. LTD - New Delhi -India
Vatsyayan, Kapila - Classical Indian Dance in Literature and Arts - Sangeet Natak Akademi - New Delhi - India.
BARBA, E.e SAVARESE, N. A arte secreta do ator. Trad. Luís Otávio Burnier, Campinas: Editora da Unicamp e Hucitec, 1995.
BONFITTO, M. O ator-compositor. São Paulo. Perspectiva, 2002.
BURNIER, L. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas. Editora da Unicamp, 2001.
CARDONA, P. Dramaturgia de bailarin, cazador de mariposas. México/DF: Conaculta/INBA, 2000.
DECROUX, E. Palabras sobre el mimo. Traducion de César Jaime Rodrígues. México D.F: Arte e Escena Ediciones, 2000
LECOQ, J. El cuerpo poético. Una pedagogia de la creación teatral. Trad. Joaquin Hinojosa y María del Mar Navarro. Barcelona : Alba Editorial, 20
Conteúdo
1-Introdução aos princípios teóricos de movimento, acão e gesto, no ocidente e no oriente, particularmente na dança indiana de estilo Odissi.
2- O Mudras e Hastas, significados e símbolos, exercícios técnicos corporais de melhor desempenho do intérprete;
3- Exercícios básicos da técnica de Odissi;
4- Coreografia de repertório da modalidade Abhinaya, interpretação, músicalidade e rítmo.
Metodologia
Aplicação de exercícios práticos, correção corporal e expressiva do texto apresentado como coreografia.
Observação
O Curso será intensivo de 1 a 14 de agosto de 2011, inlcusive sábados e domingos o dia inteiro. O trabalho final deverá ser apresentado no dia 29 de agosto tanto o prático como o teórico, qeu deverá ter o formato de artigo.