Turma AC200 - Movimento, Ação e Gesto - Turma A

Nome

Movimento, Ação e Gesto

Subtítulo

A arte de interpretar na India- Abhinayadharpanan e Natyashastra

Cód. Disciplina - Turma

AC200 - A


Sala Ad-05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome AC200 - Movimento, Ação e Gesto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 15
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
NOTE BEM: CURSO INTENSIVO DE 1 A 14 DE AGOSTO DE 2011 INCLUSIVE SABADOS E DOMINGOS O DIA TODO.

Docentes

Marília Vieira Soares

Critério de Avaliação

Presença e desempenho no curso e apresentação de trabalho final com uso dos princípios básicos interpretativos da técnica de Odissi numa estética ocidental.

Bibliografia

Behere, Manoj Ku. - Mudra Biniyoga Prakriya - Jubal Debata Pub. - Cuttack - India Ghosh, Manomohan. Nandikesvara Abhinayadarpanam - Manisha Pub. - Calcuta - India 7a. ed. 2006 Rangacharya, Adya, The Natyasastra - Munchiram Manoharlal Publishers PVT. LTD - New Delhi -India Vatsyayan, Kapila - Classical Indian Dance in Literature and Arts - Sangeet Natak Akademi - New Delhi - India. BARBA, E.e SAVARESE, N. A arte secreta do ator. Trad. Luís Otávio Burnier, Campinas: Editora da Unicamp e Hucitec, 1995. BONFITTO, M. O ator-compositor. São Paulo. Perspectiva, 2002. BURNIER, L. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas. Editora da Unicamp, 2001. CARDONA, P. Dramaturgia de bailarin, cazador de mariposas. México/DF: Conaculta/INBA, 2000. DECROUX, E. Palabras sobre el mimo. Traducion de César Jaime Rodrígues. México D.F: Arte e Escena Ediciones, 2000 LECOQ, J. El cuerpo poético. Una pedagogia de la creación teatral. Trad. Joaquin Hinojosa y María del Mar Navarro. Barcelona : Alba Editorial, 20

Conteúdo

1-Introdução aos princípios teóricos de movimento, acão e gesto, no ocidente e no oriente, particularmente na dança indiana de estilo Odissi. 2- O Mudras e Hastas, significados e símbolos, exercícios técnicos corporais de melhor desempenho do intérprete; 3- Exercícios básicos da técnica de Odissi; 4- Coreografia de repertório da modalidade Abhinaya, interpretação, músicalidade e rítmo.

Metodologia

Aplicação de exercícios práticos, correção corporal e expressiva do texto apresentado como coreografia.

Observação

O Curso será intensivo de 1 a 14 de agosto de 2011, inlcusive sábados e domingos o dia inteiro. O trabalho final deverá ser apresentado no dia 29 de agosto tanto o prático como o teórico, qeu deverá ter o formato de artigo.