Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Iannis Xenakis: contextos, teorias e análises

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - A


Sala Depto. Música - Sala 32
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Silvio Ferraz Mello Filho

Critério de Avaliação

A nota final será dada a partir do conceito aferido ao seminário e a um texto critico sobre o compositor enfocando uma das temáticas do curso.

Bibliografia

Bois, Mario, Iannis Xenakis, the man and his music – a conversation with the composer and description of his work, vol. 23, Londres, Boosey & Hawkes, 1967, 39p. Delalande, François, Il faut être constamment un immigré. Entretiens avec Xenakis, Paris, Buchet / Chastel, INA-GRM, 1997, 187p. Varga, Bálint András, Conversations with Iannis Xenakis, Londres, Faber and Faber, 1996, 255p. Xenakis, Iannis, Kéleütha, Alain Galliari (dir.), Benoît Gibson (préf.), Paris, L’Arche, 1994, 143p. Xenakis, Iannis, Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition, édition révisée, Stuyvesant, NewYork, Pendragon Press, 1992, 387~p. Xenakis, Iannis, Musique. Architecture, 2e édition augmentée et révisée, Paris, Castermann, 1976, 237p. Xenakis, Iannis, Arts/Sciences. Alliages, Tournai, Casterman, 1979, 152p. Link na Internet: http://www.iannis-xenakis.org/ http://cicm.mshparisnord.org/ColloqueXenakis

Conteúdo

Esta disciplina foca a obra do compositor Iannis Xenakis relativa a sua produção nos primeiros 15 anos de sua carreira. A idéia geral é contextualizar as suas principais idéias e processos composicionais, descrever as suas teorias e analisar as principais obras deste período.

Metodologia

A disciplina terá como foco metodológico as aulas expositivas com exemplos sonoros e excertos das obras analisadas. No segundo momento do curso, os alunos deverão apresentar seminários individuais ou em grupo sobre tópicos específicos com relevância ao período estudado.

Observação