Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Subtítulo
Iannis Xenakis: contextos, teorias e análises
Cód. Disciplina - Turma
MS102 - A
Sala
Depto. Música - Sala 32
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Silvio Ferraz Mello Filho
Critério de Avaliação
A nota final será dada a partir do conceito aferido ao seminário e a um texto critico sobre o compositor enfocando uma das temáticas do curso.
Bibliografia
Bois, Mario, Iannis Xenakis, the man and his music – a conversation with the composer and description of his work, vol. 23, Londres, Boosey & Hawkes, 1967, 39p.
Delalande, François, Il faut être constamment un immigré. Entretiens avec Xenakis, Paris, Buchet / Chastel, INA-GRM, 1997, 187p.
Varga, Bálint András, Conversations with Iannis Xenakis, Londres, Faber and Faber, 1996, 255p.
Xenakis, Iannis, Kéleütha, Alain Galliari (dir.), Benoît Gibson (préf.), Paris, L’Arche, 1994, 143p.
Xenakis, Iannis, Formalized Music: Thought and Mathematics in Composition, édition révisée, Stuyvesant, NewYork, Pendragon Press, 1992, 387~p.
Xenakis, Iannis, Musique. Architecture, 2e édition augmentée et révisée, Paris, Castermann, 1976, 237p.
Xenakis, Iannis, Arts/Sciences. Alliages, Tournai, Casterman, 1979, 152p.
Link na Internet:
http://www.iannis-xenakis.org/
http://cicm.mshparisnord.org/ColloqueXenakis
Conteúdo
Esta disciplina foca a obra do compositor Iannis Xenakis relativa a sua produção nos primeiros 15 anos de sua carreira. A idéia geral é contextualizar as suas principais idéias e processos composicionais, descrever as suas teorias e analisar as principais obras deste período.
Metodologia
A disciplina terá como foco metodológico as aulas expositivas com exemplos sonoros e excertos das obras analisadas. No segundo momento do curso, os alunos deverão apresentar seminários individuais ou em grupo sobre tópicos específicos com relevância ao período estudado.
Observação