Turma DE627 - Seminários Avançados III - Turma A
Nome
Seminários Avançados III
Subtítulo
Cinema e Processos de Aprendizado
Cód. Disciplina - Turma
DE627 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
DE627 - Seminários Avançados III
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas terão início a partir do dia 09/08/11.
Docentes
Marcius César Soares Freire
Critério de Avaliação
A participação nos debates mencionados no item anterior é imprescindível e será um dos critérios de avaliação. Além disso, todos os participantes deverão entregar, no final do semestre, um ensaio de 15 páginas para os doutorandos e de 10 páginas para os mestrandos, cujo tema deverá ser obrigatoriamente relacionado à proposta do curso. Tal texto deverá ser estruturado na forma de um artigo suscetível de ser publicado e deverá ser redigido em Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, em formato A4.
As últimas sessões do semestre serão dedicadas à apresentação individual de seminários. Todos(as) deverão fazer uma apresentação oral de 15 minutos sobre um tema previamente estabelecido em sala de aula. É facultada a utilização de material audiovisual como parte da apresentação desde que sua exibição não ultrapasse 4 minutos.
Bibliografia
Akhras, Fábio N., “Uma Perspectiva Teórica para o Documentário como Cinema de Aprendizado”, in: Doc On-Line – Revista Digital de Cinema Documentário, Vol. 9, 2010, pp. 108-124. Disponível em: .
Bellanger, Gérard, Le cinéma dans la classe. Données pratiques pour la création collective et l’analyse du langage cinématographique, Paris : Casterman, 1977.
Bernadet, Jean-Claude & Ramos, Alcides Freire, Cinema e História do Brasil, São Paulo: Editora da USP, 1988.
Burton, Julianne (Ed.), The Social Documentary in Latin America, Pittsburgh:Latin America Series, 1990.
D’Angelo, Dolores A., “Lights, Camera, Action: Using Film and Graphic Novels to Explore Themes of Power and Social Control in the High School English Classroom”, in: Journal of Media Literacy Education, Vol. 1, nº 2, 2010, pp. 137-140. Disponível em:
Dornfeld, Barry, “Dear America: Transparency, Authority, and Interpretation in a Vietnam War Documentary”. in: Dittmar, L. and Michaud, G., (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 283-298.
Eisenstein, Serguei, A Forma do Filme, São Paulo: Jorge Zahar Editores, 2002.
Eufrausino, Cláudio, C. V., “Sobre a gestão e digestão da interatividade no contexto da TV digital”, in Rumores, Vol. 4, nº 2, 2010. Disponível em:
Grindon, Leger, Shadows of the Past: Studies in the Historical Fiction Film, Philadelphia: Temple University Press, 1994.
Grosser, David, “‘We Aren’t on the Wrong Side, We Are the Wrong Side’: Peter Davis Targets (American) Hearts and Minds”, in: Dittmar, L. and Michaud, G., (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 269-282.
James, David E., “Documenting the Vietnam War”, in: Dittmar, L. and Michaud, G., (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 239-254.
Renov, Michael (Ed.), Theorizing Documentary, New York: Routledge, 1993.
Renov, Michael, “Imaging the Other: Representations of Vietnam in Sixties Political Documentary” in: Dittmar, L. and Michaud, G., (Eds.), From Hanoi to Hollywood. The Vietnam War in American Film, New Brunswick and London: Rutgers University Press, 1990, pp. 255-268.
Resnick, Lauren. B., “Situated rationalism: the biological and cultural foundations for learning”. in Prospects, Vol. XXVI, nº 1, 1996, pp. 37-53. Disponível em: .
Serrano, Jonathas & Venancio Filho, F., Cinema e educação, São Paulo: Melhoramentos, 1930.
Simons, P. R. J., “Constructive learning: the role of the learner”, in: Duffy, T. M., Lowyck, J. and Jonassen, D. H. (Eds.), Designing Environments for Constructive Learning, Berlin: Springer-Verlag, 1993, pp. 291-313. Disponível em:
Conteúdo
Partindo da idéia básica de analisar o cinema sob a perspectiva de processos de aprendizado, o objetivo da disciplina é criar uma fundamentação para o uso do cinema que relacione elementos de linguagens e estéticas cinematográficas com conceitos de teorias desses processos. Com isso, refletiremos sobre um conjunto de princípios baseados em teorias de aprendizado que permitam a crítica de narrativas cinematográficas avaliando seu potencial cognitivo e que, por outro lado, possam nortear a criação de narrativas fílmicas capazes de gerar conhecimento. Desse contexto emerge o conceito de Cinema de Aprendizado – o uso de princípios de teorias de aprendizado para a composição de imagens visuais e sonoras na narrativa cinematográfica, criando um processo narrativo que é ao mesmo tempo um processo de aprendizado.
Metodologia
O curso será fundamentado em leituras que deverão ser efetuadas semanalmente e na projeção de filmes para discussão e análise, e incluirá a elaboração de trabalhos teóricos e práticos.
Observação