Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma H
Nome
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Subtítulo
Música do século 20 e 21: performance e reflexão
Cód. Disciplina - Turma
MS107 - H
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Fernando Augusto de Almeida Hashimoto
Critério de Avaliação
Avaliação dos seminários, performances em classe e trabalho de final de semestre.
Bibliografia
BRINDLE, Reginald Smith. The New Music: The Avant-Garde since 1945. Oxford and New York: Oxford University Press, 1987.
COOK, Nicholas. Trad. Fausto Borém. “Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance”. Revista Per Musi online, vol.14, Belo Horizonte, jul/dez 2006.
COOK, Nicholas. Trad. Fausto Borém. “Fazendo música juntos ou improvisação e seus outros.” Revista Per Musi online, vol.16, Belo Horizonte, jul/dez 2007
NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1984.
NYMAN, Michael. Experimental Music: Cage and Beyond. Cambridge University Press, 1999.
ROSS, Alex. O Resto é Ruío. São Paulo: Companhia das Letras. 2009
STRAUS, Joseph. Introduction to Post-tonal Theory. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2000.
WILLIAMON, Aaron (Ed.). Musical Excellence. New York: Oxford University Press, 2004.
Bibliografia complementar será anunciada após definição dos instrumentistas matriculados na disciplina.
Conteúdo
Performance e reflexão sobre o repertório musical do século 20 e 21.
Metodologia
Leitura de textos selecionados relacionados ao repertório do século 20 e 21.
Performance de obras e trechos de obras selecionadas, envolvendo tanto repertório camerístico como para instrumento solo.
Realização de seminários de reflexão expositiva sobre a interpretação musical.
Audição de gravações.
Observação
todos os matriculados deverão participar das performances realizadas em classe.