Turma MS129 - Metodologia de Pesquisa em Música - Turma A
Nome
Metodologia de Pesquisa em Música
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
MS129 - A
Sala
Sala 3 - Depto. Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS129 - Metodologia de Pesquisa em Música
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Os alunos desta disicpina estão vinculados oficialmente a disciplina MS128 - Técnicas de Pesquisa em Música
Docentes
Claudiney Rodrigues Carrasco
Critério de Avaliação
Exercícios em classe
Participação na disciplina
Trabalho final a critério dos docentes
Bibliografia
AMARAL, Kleide Ferreira do. Pesquisa em música e educação. São Paulo, Edições Loyola, 1991.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1999.
BOUDON, Raymond. Os métodos em Sociologia. São Paulo, Editora Ática, 1989.
DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo, Editora Parma Ltda., 1983.
DURKHEIM, Émile. ‘As regras do método sociológico”, in Os Pensadores (Durkheim), São Paulo, Abril Cultural, 1978.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo, Editora Perspectiva, 1992.
EZPELETA, Justa e ROCKWELL, Elsie. Pesquisa participante. São Paulo, Cortez Editora/Editora Autores Associados, 1989.
MARX, Karl. “Para a crítica da economia política”, in Os Pensadores (Marx), São Paulo, Abril Cultural, 1978.
THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo, Livraria Polis Ltda., 1987.
VON SIMSON, Olga de Moraes (organizadora). Experimentos com Histórias de Vida ( Brasil-Itália). SP, Editora Revista dos Tribunais, 1988.
WEBER, Max. “A ‘objetividade’ do conhecimento nas Ciências Sociais”, in COHN, Gabriel. (org.). Weber, Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo, Editora Ática, 1979.
Conteúdo
1.Objetivos
- Fazer com que o estudante entre em contato com alguns referenciais teóricos e metodológicos básicos para o desenvolvimento de pesquisas no campo da cultura e das artes.
- Desenvolver atividades para que o estudante exercite a pesquisa em seus vários momentos tais como: elaboração de projeto, levantamento e organização de material, elaboração de relatórios e redação.
2.Conteúdo
a)O que é conhecimento?
Tipos de conhecimento
Características do conhecimento científico
A importância da pesquisa
b)O que é método?
O método científico
Métodos e técnicas de pesquisa no campo das humanidades.
C) Projeto de pesquisa
Escolha e delimitação do tema
Justificativa
Objetivos
Hipóteses
Referências teóricas
Procedimentos metodológicos e técnicos
Cronograma
Bibliografia
Metodologia
Aulas expositivas apoiadas em textos lidos previamente.
Análise e discussões dos projetos de pesquisa dos alunos.
Área de apoio extra-classe na plataforma TELEDUC
Observação
A disciplina fica sob a responsabilidade do coordenador do programa de pós-graduação, mas será ministrada por diversos docentes.