Turma AV021 - Tópicos Especiais: Fotografia: hibridismos e Intertextualidade - Turma A
Nome
Tópicos Especiais: Fotografia: hibridismos e Intertextualidade
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AV021 - A
Sala
Sala MM03 - Depto. Multimeios
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AV021 - Tópicos Especiais: Fotografia: hibridismos e Intertextualidade
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
INÍCIO DAS AULAS EM 06/03/2012
Docentes
Critério de Avaliação
Presença, participação, apresentação de
seminários e trabalho final (prático ou teórico).
Bibliografia
ANDIÓN, Margarita Ledo. Cine de fotógrafos. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.
BARTHES, Roland. A Camara Clara, Nova Fronteira, R.J., 1984.
BAZIN, André. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BELLOUR, Raymond. Entre-Imagens. Campinas: Papirus, 1997.
BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: EDUCAMP, 1997.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico, Campinas:Papirus, 1993.
GOLDBERG Vicki, The Power of photography - How photographs changed our lives, New York:Abbevile Press, 1991.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta - Ensaios para uma futura filosofia da fotografia, São Paulo: Hucitec,1985.
SONTAG, Susan. Ensaios de Fotografia, Rio de Janeiro: Arbor, 1981.
TRANCHE, Rafael R. De la foto al fotograma, Textos Documenta, Ed. Ocho y Medio, Madrid, 2006.
Conteúdo
A disciplina visa abordar e apresentar produção
audiovisual na qual o fotográfico (entendido como o ato fotográfico a
imagem fotográfica e as relações a partir da fotografia) é
característica fundante da criação e da narrativa. Pretende-se
analisar historicamente os movimentos artísticos das vanguardas do
século XX, a produção artística contemporânea, o cinema, a literatura,
história em quadrinhos (Roman Photo), e a produção disponibilizada na
WEB. Trataremos do recorte específico da introdução da imagem
fotográfica como elemento de significação, memória, documento,
marcação indicial e temporal, implicações técnicas, contexto
sócio-histórico, a construção do personagem/fotógrafo, ou ainda, como
chave da história ficcional e como um nó elucidativo da narrativa. Em
alguns casos mais importantes a imagem fotográfica existe como eixo e
como narrativa seqüencial, e também como motivadora de uma determinada
estética.
Metodologia
Aulas expositivas e seminários.
Observação