Turma AV021 - Tópicos Especiais: Fotografia: hibridismos e Intertextualidade - Turma A

Nome

Tópicos Especiais: Fotografia: hibridismos e Intertextualidade

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AV021 - A


Sala Sala MM03 - Depto. Multimeios
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV021 - Tópicos Especiais: Fotografia: hibridismos e Intertextualidade
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
INÍCIO DAS AULAS EM 06/03/2012

Docentes

Fernando Cury De Tacca

Critério de Avaliação

Presença, participação, apresentação de seminários e trabalho final (prático ou teórico).

Bibliografia

ANDIÓN, Margarita Ledo. Cine de fotógrafos. Barcelona: Gustavo Gili, 2005. BARTHES, Roland. A Camara Clara, Nova Fronteira, R.J., 1984. BAZIN, André. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1991. BELLOUR, Raymond. Entre-Imagens. Campinas: Papirus, 1997. BRAIT, Beth. Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: EDUCAMP, 1997. DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico, Campinas:Papirus, 1993. GOLDBERG Vicki, The Power of photography - How photographs changed our lives, New York:Abbevile Press, 1991. FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta - Ensaios para uma futura filosofia da fotografia, São Paulo: Hucitec,1985. SONTAG, Susan. Ensaios de Fotografia, Rio de Janeiro: Arbor, 1981. TRANCHE, Rafael R. De la foto al fotograma, Textos Documenta, Ed. Ocho y Medio, Madrid, 2006.

Conteúdo

A disciplina visa abordar e apresentar produção audiovisual na qual o fotográfico (entendido como o ato fotográfico a imagem fotográfica e as relações a partir da fotografia) é característica fundante da criação e da narrativa. Pretende-se analisar historicamente os movimentos artísticos das vanguardas do século XX, a produção artística contemporânea, o cinema, a literatura, história em quadrinhos (Roman Photo), e a produção disponibilizada na WEB. Trataremos do recorte específico da introdução da imagem fotográfica como elemento de significação, memória, documento, marcação indicial e temporal, implicações técnicas, contexto sócio-histórico, a construção do personagem/fotógrafo, ou ainda, como chave da história ficcional e como um nó elucidativo da narrativa. Em alguns casos mais importantes a imagem fotográfica existe como eixo e como narrativa seqüencial, e também como motivadora de uma determinada estética.

Metodologia

Aulas expositivas e seminários.

Observação