Turma AC100 - Seminário de Pesquisa em Artes - Turma A

Nome

Seminário de Pesquisa em Artes

Subtítulo

Em busca de uma especificidade epistemológica

Cód. Disciplina - Turma

AC100 - A


Sala ED 03 - Prédio da Educação - Anexo
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC100 - Seminário de Pesquisa em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 30
Oferecimento IA
INÍCIO DAS AULAS EM 07/08/2012

Docentes

Matteo Bonfitto Júnior

Critério de Avaliação

- Nível de participação - Qualidade de intervenção e contribuição - Qualidade dos materiais produzidos durante o desenvolvimento da disciplina, incluindo o paper final.

Bibliografia

- Pavis, Patrice. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2008. - Thiry-Cherques, Hermano R.. "Pierre Bourdieu: a teoria na prática", in http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n1/v40n1a03.pdf - Bonfitto, Matteo. Entre o Ator e o Performer. Livre-docência - no prelo, Ed. Perspectiva.

Conteúdo

Um dos problemas frequentes que ocorrem nas pesquisas desenvolvidas no campo das artes, e especificamente nas artes da cena, está relacionado à utilização de pressupostos estabelecidos em outros campos do conhecimento, como aquele das ciências duras. Desse modo, um dos focos dessa disciplina será refletir sobre, e buscar esclarecer, as especificidades dos pressupostos que permeiam as pesquisas desenvolvidas no campo das artes em geral e das artes da cena em particular. Um percurso será seguido, tendo como eixo as tensões que emergem entre o fazer e o saber.

Metodologia

A disciplina terá um caráter prevalentemente teórico mas se servirá igualmente de materiais relacionados ao fazer, à prática artística. O entrelaçamento entre prática e teoria e a investigação de modos de articulação entre essas duas instâncias representa o eixo metodológico da disciplina.

Observação