Turma AC300 - Dramaturgias - Turma B
Nome
Dramaturgias
Subtítulo
A Teatralidade da Dramaturgia de Nelson Rodrigues
Cód. Disciplina - Turma
AC300 - B
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC300 - Dramaturgias
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
DISCIPLINA CANCELADA - NÃO SERÁ OFERECIDA
Docentes
Mario Alberto De Santana
Critério de Avaliação
Leitura prévia dos textos, participação ativa nas aulas, apresentação de Seminário e trabalho escrito na conclusão do curso.
Bibliografia
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas. São Paulo, Edusp, 1997.
BENTLEY, Eric. O dramaturgo como pensador. Tradução Ana Zelma Campos. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CORNEGO, Oscar. ¿Que es la teatralidade? Em: www.telonde fondo.org, n.1 – agosto
2005. Acesso em 12/03/2011.
DORT, Bernard. La représentation émancipée, Arles, Actes Sud, 1988
FACINA, Adriana. Santos e canalhas: uma análise antropológica da obra de Nelson
Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
FRAGA, Eudinyr. Nelson Rodrigues expressionista. São Paulo: Ateliê Editorial, 1998.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Trad. Ana Isabel Soares. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.
LOPES, Ângela L. Nelson Rodrigues - Trágico, Então Moderno.Tempo Brasileiro/Editora UFRJ, Rio de Janeiro, 1993.
LINS, Ronaldo Lima. O teatro de Nelson Rodrigues: uma realidade em agonia. Rio de
Janeiro: Francisco Alves, 1979.
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. 2. ed. São Paulo:
Perspectiva, 1992.
___________ . Teatro da obsessão: Nelson Rodrigues. São Paulo: Global, 2004.
___________ . Prefácio, in Nelson Rodrigues - Teatro Completo. Volume único. Editora
Nova Aguilar, Rio de Janeiro, 1993.
RODRIGUES, Nelson. Teatro completo: volume único. Organização geral e prefácio
Sábato Magaldi. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003.
Conteúdo
Estudo dos elementos, temáticas e procedimentos de composição na dramaturgia rodriguiana.
A disciplina busca propiciar condições para uma abordagem inusual da teatralidade da dramaturgia de Nelson Rodrigues. Para tanto, empreenderá uma análise de aspectos recorrentes em sua escrita e que indiciam uma proposital latência de estilização da mímeses sobre a qual se ergue. Seja nos títulos e - principalmente - os subtítulos, na estrutura fabular básica, nas situações propostas - em termos cênicos e em termos dramáticos - das rubricas, dos diálogos e das falas – os exercícios de estilização da prosódia popular/carioca e de plasticidade poética para a fala cênico-dramática - dos personagens - principais, secundários, inexistentes (ou, não presentes) - dos seus perfis – das características específicas - das proposições de caracterização e de conduta cênica – os psicológicos, os farsescos, os trágicos, os cômicos, etc. Um estudo, enfim do suporte dramatúrgico rodriguiano, em seus procedimentos e temáticas, como potencializador da teatralidade na criação da cena.
Metodologia
aulas expositivas e seminários dinamizados por debates sobre os textos teóricos e dramatúrgicos indicados.
Observação