Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Atuação
Subtítulo
Teatro e Performance: a questão do treinamento
Cód. Disciplina - Turma
AC202 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Presença, participação e apresentação de trabalho escrito individual no final do curso.
Bibliografia
CARLSON, Marvin - Performance: uma introdução critica - Belo Horizonte, Humanitas, 2010
FISCHER-LICHTE, Erika - The transformative power of performance - N. York, Routledge, 2008.
GROTOWSKY, Jerzy - O Teatro Laboratório - São Paulo, Perspectiva, 2007.
YUASA, Yasuo - The body, self-cultivation and ki-energy - State University
of N. York Press, 1993.
QUILICI, Cassiano Sydow - Ensaios para o trabalho do ator-performer sobre si mesmo - Livre docência - no prelo
ZARRILI, Phillip B. - Psychophysical acting - N.York, Routledge, 2008.
(org) Acting (re)considered -N.York, Routledge, 1995.
Conteúdo
As aproximações, tensões, entrecruzamentos e diálogos entre o teatro contemporâneo e a performance tem gerado problematizações produtivas sobre a noção de "treinamento" e de formação do artista da cena. A grande diversificação dos caminhos de criação e das elaborações de dispositivos cênicos e performáticos colocam em cheque pedagogias artísticas cristalizadas exigindo uma revisão crítica e criativa de práticas estabelecidas.
O curso pretende fazer uma discussão inicial sobre as relações entre teatro e performance, aprofundando posteriormente alguns questionamentos e revisões da noção de treinamento, especialmente aqueles que se apoiam em diálogos interculturais.
Metodologia
O curso se baseará fundamentalmente em aulas expositivas e discussões, mas estão previstos espaços para a apresentação e comentários sobre exercícios específicos de treinamento.
Observação