Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

Teatro e Performance: a questão do treinamento

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - A


Sala sala 3
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Cassiano Sydow Quilici

Critério de Avaliação

Presença, participação e apresentação de trabalho escrito individual no final do curso.

Bibliografia

CARLSON, Marvin - Performance: uma introdução critica - Belo Horizonte, Humanitas, 2010 FISCHER-LICHTE, Erika - The transformative power of performance - N. York, Routledge, 2008. GROTOWSKY, Jerzy - O Teatro Laboratório - São Paulo, Perspectiva, 2007. YUASA, Yasuo - The body, self-cultivation and ki-energy - State University of N. York Press, 1993. QUILICI, Cassiano Sydow - Ensaios para o trabalho do ator-performer sobre si mesmo - Livre docência - no prelo ZARRILI, Phillip B. - Psychophysical acting - N.York, Routledge, 2008. (org) Acting (re)considered -N.York, Routledge, 1995.

Conteúdo

As aproximações, tensões, entrecruzamentos e diálogos entre o teatro contemporâneo e a performance tem gerado problematizações produtivas sobre a noção de "treinamento" e de formação do artista da cena. A grande diversificação dos caminhos de criação e das elaborações de dispositivos cênicos e performáticos colocam em cheque pedagogias artísticas cristalizadas exigindo uma revisão crítica e criativa de práticas estabelecidas. O curso pretende fazer uma discussão inicial sobre as relações entre teatro e performance, aprofundando posteriormente alguns questionamentos e revisões da noção de treinamento, especialmente aqueles que se apoiam em diálogos interculturais.

Metodologia

O curso se baseará fundamentalmente em aulas expositivas e discussões, mas estão previstos espaços para a apresentação e comentários sobre exercícios específicos de treinamento.

Observação