Turma MS261 - Seminários Avançados - Turma D
Nome
Seminários Avançados
Subtítulo
Cognição Musical
Cód. Disciplina - Turma
MS261 - D
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 19 às 22
Dados da disciplina
Nome
MS261 - Seminários Avançados
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Por se tratar de professor de fora (UFPR), esta disciplina será dada de maneira condensada, durante uma semana do mês de Outubro de 2012 (turnos: manhã e tarde). Algumas tarefas serão solicitadas pelos alunos por e-mail, dois meses antes de seu início.
Critério de Avaliação
P1: Apresentação do seminário (peso 02)
P2: Participação (peso 01) - contribuição do aluno nas discussões dos seminários
P3: Trabalho de final de semestre (peso 02) - o aluno deverá escrever um artigo à respeito de um dos tópicos abrangidos durante o curso, em linguagem científica e, de preferência, envolvendo conteúdos que possam contribuir diretamente em seu projeto de pesquisa, para ser publicado em parceria com o professor responsável.
A média será extraída somando-se os "Ps", dividios por 5.
Bibliografia
ELIOTT, D. J. Music Matters: a new Philosophy of music Education. Oxford: USA Trade, 2005.
FORNARI, José (Tuti): Percepção, Cognição e Afeto Musical. Capitulo do livro da Anppom: Título do Livro: Criação Musical e Tecnologias: Teoria e Prática Interdisciplinar. ISBN:978-85-63046-01-7. 2010.
GOROW, R. Hearing and writing music: professional training for today’s musician. Gardena: September Publishing, 2006.
GALVÃO, A. Cognição, emoção e expertise musical. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 22, n. 2, p. 169-174, 2006.
HAROUTOUNIAN, J. Kindling the spark: recognizing and developing musical talent. New York: Oxford University Press, 2002.
HANSLICK, Eduard. (1854/1885) Vom Musikalisch-Schönen. Translated in 1891 by Gustav Cohen as: The Beautiful in Music. Indianapolis: Bobbs-Merrill Co., 1957.
HURON, D., Sweet Anticipation: Music and the Psychology of Expectation. Cambridge, MA: The MIT Press (A Bradford Book),. 476 pp, 108 illus. ISBN 026208345―0. 2006.
ILARI, B. S. Em busca da mente musical. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.
ILARI, B. S. Mentes em Música. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.
JOURDAIN, R. Música, cérebro e êxtase: como a música captura nossa imaginação. Rio de Janeiro: Objetiva.
JUSLIN, P. N. ; SLOBODA, J. A. Music and emotion: theory and research. New York: Oxford University Press, 2001.
LEVITIN, D. A música no seu cérebro: a ciência de uma obsessão humana. Trad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2010.
LEHMANN, A. C. ; SLOBODA, J. A. ; WOODY, R. H. Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007.
McPHERSON, G. Child as musician: a handbook of musical development. London: Oxford University Press.
PARNCUTT, R. ; McPHERSON, G. E. The science and psychology of music performance. New York: Oxford University Press, 2002.
PERETZ, I.; ZATORRE, R. The cognitive neuroscience of music. New York: Oxford University Press, 2003.
RAMOS, D. ; BUENO, J. L. O. ; BIGAND, E. Manipulating Greek musical modes and tempo results in continuous changes in perceived musical emotion along arousal and valence dimensions. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 26, p.135-141, 2010.
RUSSELL, J. A.: A Circumplex Model of Affect. Journal of Personality and Social Psychology. 39, 1161-1178. 1980.
SLOBODA, J. A. A mente musical: a Psicologia Cognitiva da Música. (edição e tradução: B. S. Ilari). Curitiba: Editora UFPR, 1985.
_____________. Revista Cognição e Artes Musicais: uma revista interdisciplinar. Vol. 1, 2 e 3. Curitiba: Universidade Federal do Paraná.
Conteúdo
Conteúdo programático: a presente disciplina tem como objetivo a realização de um estudo introdutório sobre a ciência Cognição Musical, cujo conteúdo programático será organizado em quatro etapas:
Etapa 1 – Apresentação do curso ; Introdução à Cognição Musical: conceitos básicos da disciplina e um breve histórico sobre o seu desenvolvimento. Também serão ilustradas as principais linhas de pesquisa e os principais autores em Cognição Musical da atualidade ;
Etapa 2 - Aprendizagem musical: relações entre o papel da ciência na explicação das habilidades musicais; a Psicologia do desenvolvimento musical; o papel da motivação e da prática na vida do músico ;
Etapa 3 – As Habilidades Musicais: o regimento dos processos psicológicos envolvidos: (a) na expressão e na interpretação; (b) na leitura, na escuta e na memorização; (c) na composição e na improvisação; (d) na ansiedade durante a performance musical ; (e) no desencadeamento das emoções durante a escuta musical ;
Etapa 4 – O papel do intérprete, do professor e do ouvinte durante o engajamento em atividades musicais; o uso e as funções da música: implicações cognitivas ; discussões sobre o conteúdo do curso ; avaliação.
Metodologia
Aulas expositivo-reflexivas, ministradas, por meio do seguinte roteiro:
- Apresentação de um seminário no power point (aproximadamente 25 minutos), referente ao tópico da aula em questão, com base em textos-referência selecionados previamente pelo professor responsável ;
- Discussão sobre a temática da aula, por meio de um roteiro, organizado pelo professor responsável ;
- Discussão sobre a possibilidade de aplicação dos conteúdos aprendidos em aula nos projetos de pesquisa dos alunos ;
Observação
Pelo fato de o docente responsável ser de fora (UFPR), o cronograma da disciplina e a distribuição dos conteúdos serão organizados somente após a finalização dos procedimentos de matrícula. A disciplina será ministrada de maneira condensada, cujo conteúdo será desenvolvido em uma ou duas semanas (períodos manhã e tarde). Assim, as datas em que a disciplina será ministrada serão definidas à posteriori.