Turma AC102 - Zona de Contágio - Turma B
Nome
Zona de Contágio
Subtítulo
Intersecções Oriente e Ocidente: Estudo técnico-expressivo dos gestos
Cód. Disciplina - Turma
AC102 - B
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC102 - Zona de Contágio
Total de Horas Atividades Teóricas
0
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
CURSO DE FÉRIAS DE INVERNO - intensivo de 02 a 23 de julho todas as manhãs de 2a a 6a. Trabalho final dia 27 de julho.
Docentes
Critério de Avaliação
Presença em aula;
Apresentação de trabalhos escritos de reflexão no formato de artigo;
Apresentação de trabalho final: composição cênica com utilização do gestual estudado no curso.
Bibliografia
BARBA, E. e SAVARESE. N. A Arte Secreta do Ator Campinas Ed. Unicamp 1995.
NEHERA,Manoj K. Mudra Biniyoga Praktiya Ed. Jugal Debata Cuttack In,
GHOSH, Manomohan Abhinayadarpanam Ed. Manisha - Calcutá 2006 7a. ed.
MOHANTY, K. (org.) The Odissi Dance Path Finder - Odissi REcherch Center, Bhubaneswar India.
PATNAIK, D. N. Odissi Dance - Orissa Sangeet Natak Akademi - Bhubaneswar India
PONTREMOLI, A. (org.) Drammaturgia della Danza Roma EuresisEdizioni 2000.
RANGACHARYA, Adya The Natyashatra ed. Munshiran Manoharlal N. Delhi 2007
SRINIVASAN, Amirit Appoashes to Bharata's Natyashastra
Conteúdo
Estudo corporal minucioso da cintura escapular, tronco, braços, cabeça, mãos e olhos a partir dos pressupostos básicos do Natyashastra e Abhinaya Darpanan, com o objetivo de instrumentalizar o intérprete ocidental na expressividade gestual.
Estudo dos Mudras e Hastas, símbolos, sinais e significados.
Estudo das relações entre gesto, música e poesia na composição coreográfica/cena.
Metodologia
Treinamento intensivo da técnica de dança indiana e comparação com os princípios da expressividade humana atraves do usos dos Mudras e Hastas. Improvisação para tradução para nossos sentidos e significados na Dança Contemporânea/Cena Contemporânea.
Observação