Turma AC102 - Zona de Contágio - Turma B

Nome

Zona de Contágio

Subtítulo

Intersecções Oriente e Ocidente: Estudo técnico-expressivo dos gestos

Cód. Disciplina - Turma

AC102 - B


Sala AD 05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC102 - Zona de Contágio
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 45
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
CURSO DE FÉRIAS DE INVERNO - intensivo de 02 a 23 de julho todas as manhãs de 2a a 6a. Trabalho final dia 27 de julho.

Docentes

Marília Vieira Soares

Critério de Avaliação

Presença em aula; Apresentação de trabalhos escritos de reflexão no formato de artigo; Apresentação de trabalho final: composição cênica com utilização do gestual estudado no curso.

Bibliografia

BARBA, E. e SAVARESE. N. A Arte Secreta do Ator Campinas Ed. Unicamp 1995. NEHERA,Manoj K. Mudra Biniyoga Praktiya Ed. Jugal Debata Cuttack In, GHOSH, Manomohan Abhinayadarpanam Ed. Manisha - Calcutá 2006 7a. ed. MOHANTY, K. (org.) The Odissi Dance Path Finder - Odissi REcherch Center, Bhubaneswar India. PATNAIK, D. N. Odissi Dance - Orissa Sangeet Natak Akademi - Bhubaneswar India PONTREMOLI, A. (org.) Drammaturgia della Danza Roma EuresisEdizioni 2000. RANGACHARYA, Adya The Natyashatra ed. Munshiran Manoharlal N. Delhi 2007 SRINIVASAN, Amirit Appoashes to Bharata's Natyashastra

Conteúdo

Estudo corporal minucioso da cintura escapular, tronco, braços, cabeça, mãos e olhos a partir dos pressupostos básicos do Natyashastra e Abhinaya Darpanan, com o objetivo de instrumentalizar o intérprete ocidental na expressividade gestual. Estudo dos Mudras e Hastas, símbolos, sinais e significados. Estudo das relações entre gesto, música e poesia na composição coreográfica/cena.

Metodologia

Treinamento intensivo da técnica de dança indiana e comparação com os princípios da expressividade humana atraves do usos dos Mudras e Hastas. Improvisação para tradução para nossos sentidos e significados na Dança Contemporânea/Cena Contemporânea.

Observação