Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma C

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

Tendências da Pesquisa em Música

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - C


Sala Sala IE-05 - Instituto de Economia (IE)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

Participação nas aulas, apresentação do trabalho de pesquisa ao grupo e entrega de um texto final (relacionando a própria pesquisa ao que foi discutido em aula).

Bibliografia

ARAÚJO, Samuel; PAZ, Gaspar; CAMBRIA, Vincenzo (orgs.). Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X/FAPERJ, 2008. BEAUD, Stéphane; WEBER, Florence. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analizar dados etnográficos. Petrópolis: Vozes, 2007. BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude. A profissão de sociólogo: preliminares epistemológicas. 2ed. Petrópolis: Vozes, 1999. FREIRE, Vanda (org.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010. LÖWY, Michael. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 18ed. São Paulo: Cortez, 2008. MOSER, Paul K.; MULDER, Dwayne H.; TROUT, J. D. A teoria do conhecimento: uma introdução temática. São Paulo: Martins Fontes, 2004. POUPARD, Jean et.al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2ed. Petrópolis: Vozes, 2010. SCHROEDER, Jorge L. Música e conhecimento. Revista Digital Art&, v.09, p.09, 2008. SCHROEDER, Jorge L. O dentro e o fora da música. Ensinarte: revista das artes em contexto educativo, Braga/Portugal, n.03, p.02-14, 2004. SCHROEDER, Silvia C. N.; SCHROEDER, Jorge L. Música e Ciências Humanas. Revista Pro-Posições (Unicamp), Campinas, v.15, n.1, p.209-216, 2004.

Conteúdo

Serão abordadas, a titulo de revisão, as principais tendências epistemológicas para pesquisa: empírico-analíticas; fenomenológico-hermenêuticas; crítico-dialéticas. A partir dessa revisão inicial, serão enfocadas algumas das tendências das pesquisas em música, dando ênfase para a pesquisa qualitativa (fundamentação teórica, procedimentos metodológicos e analíticos). Num terceiro momento, serão discutidas, a partir dessas premissas iniciais, as pesquisas dos alunos participantes.

Metodologia

Inicialmente serão feitas discussões sobre os textos indicados na bibliografia. Num segundo momento será estabelecido um cronograma de apresentação das pesquisas dos participantes de modo que cada um possa enviar previamente um resumo (ou projeto, ou artigo) de sua investigação para posterior discussão com todo o grupo.

Observação

Da bibliografia indicada serão selecionados alguns textos (um de cada livro) para discussão em sala de aula.