Turma AC101 - Laboratório de Criação - Turma A
Nome
Laboratório de Criação
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AC101 - A
Sala
Sala AD 07-Prédio do Instituto de Artes
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 19 às 22
Dados da disciplina
Nome
AC101 - Laboratório de Criação
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
30
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Aulas sextas feiras das 18:00 as 22:00 horas e sábado das 9:00 as 17:00 horas nos dias 9 e 10/11, 16 e 17/11, 23 e 24/11, 30/11 e 01/12-Sala AD 07 Prédio do Instituto de Artes area externa.
Docentes
Critério de Avaliação
Participação nas aulas
Apresentação do estudo Cênico
Relatório final escrito em forma de ensaio ou de artigo
Bibliografia
BARTENIEFF, I. Body Movement: Coping with the Environment. Langhorne: Gordon&Breach Science Publishers, 1980
BERNARD, A. Applied Ideokinesis- A creative Approuch to Human movement and Body Alignment. Berkeley: North Alantic Books, 2006
BOOGART, A. & LANDAU T. The View Points Book. New York: Theatre Communications Group, 2005
CLARK B. A Kinesthetic Legacy: The Life and Works of Barbara Clark. Tempe, AZ: CMT Press, 1993.
DAMÁSIO, A. R. O mistério da Consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000
DOWD, I. Taking Roots to Fly. New York: ContactEditions, 1996
KEESTENBERG, J. The role of Movement Patterns in Development. New York:Dance Notation Bureau Press, 1977
KLEE, P. Sobre a arte Moderna e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001
SWEIGARD, L.E. Human Movement Potencial Its Ideokinetic Facilitation. New York: Harper & Row, 1974
Conteúdo
1- Entrelaçamento entre teoria e prática por meio da articulação da tríade: habilidades corporais (técnica), poética e procedimentos específicos para o desenvolvimento da criação em dança;
2- Visualizando o movimento interno: a imagem como suporte para a organização corporal e base para o procedimento criativo;
3- A consciência cinestésica ou o aprendizado de perceber e realizar os movimentos, encorajando a experiência de descobrir novas possibilidades de desempenhar os movimentos com espontaneidade e qualidade;
4- Apresentação do pensamento somático - o conhecimento de si, em relação com o outro e interagindo com o ambiente em torno, por meio de técnicas e métodos da educação somática visando a performance;
Metodologia
Preparação para cena: aplicação dos conteúdos na prática;
Elaboração de estudos coreográficos;
Apresentações e comentários dos trabalhos cênicos;
Discussão sobre como tornar viável a realização cênica do projeto: etapas da produção.
Reflexão sobre as especificidades que permeiam as pesquisas desenvolvidas no campo das artes em geral e das artes da cena em particular nos programas acadêmicos.
Observação
Disciplina oferecida somente no mes de novembro nas sextas (18:00 as 22:00) e sábados (9:00 as 17:00 horas) : dias 9 e 10/11, 16 e 17/11, 23 e 24/11, 30/11 e 01/12
.Todos os alunos deverão participar das aulas teóricas e praticas.
Os textos específicos que serão discutidos estarão organizados no programa de aulas, que será entregue no início das aulas.
Outros textos poderão ser acrescentados a bibliografia dependendo das discussões nas aulas.