Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Subtítulo
A Sinfonia e o Poema Sinfônico
Cód. Disciplina - Turma
MS107 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
INICIO DAS AULAS DIA 15.08.2012
Docentes
Eduardo Augusto Ostergren
Critério de Avaliação
Testes
Apreciação crítica escrita da participação a ensaios e concertos
Apreciação crítica escrita da audição de fitas e cds
Bibliografia
Abraham, Gerald, ed., THE MUSIC OF TCHAIKOVSKY.New York:W.W. Norton & Co.Inc.,1946
Barford, Philip,(José Murilo Carvalho, trad) MAHLER, SINFONIAS E CANÇÕES. Rio de Janeiro:Zahar Editores, 1983
Bernstein, Leonard, THE INFINITE VARIETY OF MUSIC.New York:New American Library, 1970
Bernstein, Martin, AN INTRODUCTION TO MUSIC.New York:Prentice-Hall, 1951
Crocker, Richard L., A HISTORY OF MUSICAL STYLE. New York: McGraw-Hill Book Co., 1966
Cuyler, Louise, THE SYMPHONY. New York:Harcourt Brace Jovanovich, Inc., 1973
Cross, Milton and Ewen, David, THE MILTON CROSS NEW ENCYCLOPEDIA OF THE GREAT COMPOSERS AND THEIR MUSIC.New York: Doubleday & co. Inc., 1953
Grove, George, BEETHOVEN AND HIS NINE SYMPHONIES. New York:Dover Publications, Inc., 1962
Moore, Earl V., & Heger, Theodore E., THE SYMPHONY AND THE SYMPHONIC POEM. Ann Arbor: Edwards Brothers, Inc., 1952
Stedman, Preston, THE SYMPHONY. Englewood Cliffs:Prentice-Hall, Inc., 1979
Vallas, Leon, CLAUDE DEBUSSY ET SON TEMPS. Paris:Editions Albin Michel, 1958
Zaslaw, Neal, MOZART'S SYMPHONIES. Oxford:Oxford Universisty Press, 1989
Conteúdo
1 - Os antecedentes e a herança da sinfonia clássica
2 - O período vienense: Haydn, Mozart
3 - Beethoven
4 - A sinfonia no século XIX: Schubert, Mendelssohn, Schumann,
Brahms, Bruckner, Mahler
5 - Berlioz e os sinfonistas franceses
6 - Tchaikovsky, Dvorak, Sibelius
7 - O poema sinfônico: Liszt, Strauss, Debussy
8 - A sinfonia no século XX: Inglaterra, França, Alemanha, Austria, Russia,
as Américas
9 - O panorama brasileiro
10- Conclusão
Metodologia
Aulas teóricas
Estudo e análise de partituras
Audição de gravações em fitas e cds
Frequência a ensaios e concertos sinfônicos
Observação