Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Modus Novus e a abordagem intervalar da leitura cantada à primeira vista

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - B


Sala Sala 1 - Depto Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Ricardo Goldemberg

Critério de Avaliação

Participação em sala de aula e avaliação do desempenho no estágio supervisionado.

Bibliografia

ADLER, Samuel. Sight-Singing: Pitch, Interval, Rhythm. 2 Ed. New York: Norton, 1997. EDLUND, Lars. Modus Novus. Stockholm: Edition Wilhelm Hansen, 1963. HERDER, Ronald. Tonal/Atonal: progressive ear training, singing and dictation studies in diatonic, chromatic and atonal music. New York: Continuo Music Press, 1973. PROSSER, Steve. Intervallic Ear Training for Musicians. Rottenburg: Advance Music, 2010.

Conteúdo

Treinamento de leitura cantada fundamentado nas idéias do Modus Novus de Edlund Lars. Princípios básicos de formação da imagem sonora e memorização dos intervalos musicais independentemente do contexto da tonalidade. Tópicos abordados: Segundas maiores e menores; Quartas justas; Quintas justas; Quartas e quintas justas; Terças menores; Terças maiores; Terças maiores e menores; Todos os intervalos anteriores; Trítonos; Sextas maiores; Sextas menores; Sextas maiores e menores; Sétimas menores; Sétimas maiores; Sétimas maiores e menores; Todos os intervalos anteriores

Metodologia

Aulas práticas de natureza interativa com o docente, fundamentadas na resolução de exercícios variados e organizados em ordem gradual de complexidade, seguidas por atividades de estágio supervisionado com alunos de graduação.

Observação