Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

MS105 - A


Sala Sala 5 - Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
A disciplina será oferecida das 10:00 às 12:00 horas.

Docentes

Paulo José de Siqueira Tiné

Critério de Avaliação

Seminários e Monografia sobre tópico escolhido pelo discente.

Bibliografia

CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). Revista História de São Paulo, V.18, N. 35, p. 13 – 52, 1996. CINTRA, Celso. A musicologia comparada de Alain Daniélou: contribuições para um diálogo musical. Tese de Doutorado. São Paulo: ECA-USP, 2013. DAHLHAUS, Carl. Esthetics of Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1982. NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005. TINÉ, Paulo José de Siqueira. "So What" de Miles Davis: uma proposta de análise de improvisação idiomática. Anais do 3o ETAM. São Paulo: vol 1, p. 376-386, 2013. PIEDADE, Acácio. Jazz, Música Brasileira e Fricção de Musicalidades. Revista OPUS, v.11, 2005, p 197 – 207. RIZEK, Ricardo. A Teoria da Harmonia em Platão: um estudo sobre a identidade da música ocidental. Dessertação de Mestrado. São Paulo: ECA-USP, 2003. ZUCKERKENDL, Victor. Man, the Musician. Princeton: Princeton University Press, 1973.

Conteúdo

 "A musicalidade extra-musical e a extramusicalidade musical" ;  O conceito de Opus e sua discussão na Música Popular;  As fricções das musicalidades de Acácio Piedade;  A musicologia comparada de Alain Daniélou e suas implicações;  O Nacionalismo e o Popular: paralelos entre o nacionalismo de Mário de Andrade e Canção de Protesto;  A divisão tripartite da semiologia proposta por Nattiez/Molino;  Modo e Temperamento: interdependência mútua;  Proposta de análise de improvisação idiomática.

Metodologia

Leitura e discussão de textos, vídeos e áudio-palestras.

Observação