Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Música Popular
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
MS105 - A
Sala
Sala 5 - Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina será oferecida das 10:00 às 12:00 horas.
Docentes
Paulo José de Siqueira Tiné
Critério de Avaliação
Seminários e Monografia sobre tópico escolhido pelo discente.
Bibliografia
CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). Revista História de São Paulo, V.18, N. 35, p. 13 – 52, 1996.
CINTRA, Celso. A musicologia comparada de Alain Daniélou: contribuições para um diálogo musical. Tese de Doutorado. São Paulo: ECA-USP, 2013.
DAHLHAUS, Carl. Esthetics of Music. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
NATTIEZ, Jean Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu – Ensaios de Semiologia Musical Aplicada. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera, 2005.
TINÉ, Paulo José de Siqueira. "So What" de Miles Davis: uma proposta de análise de improvisação idiomática. Anais do 3o ETAM. São Paulo: vol 1, p. 376-386, 2013.
PIEDADE, Acácio. Jazz, Música Brasileira e Fricção de Musicalidades. Revista OPUS, v.11, 2005, p 197 – 207.
RIZEK, Ricardo. A Teoria da Harmonia em Platão: um estudo sobre a identidade da música ocidental. Dessertação de Mestrado. São Paulo: ECA-USP, 2003.
ZUCKERKENDL, Victor. Man, the Musician. Princeton: Princeton University Press, 1973.
Conteúdo
"A musicalidade extra-musical e a extramusicalidade musical" ;
O conceito de Opus e sua discussão na Música Popular;
As fricções das musicalidades de Acácio Piedade;
A musicologia comparada de Alain Daniélou e suas implicações;
O Nacionalismo e o Popular: paralelos entre o nacionalismo de Mário de Andrade e Canção de Protesto;
A divisão tripartite da semiologia proposta por Nattiez/Molino;
Modo e Temperamento: interdependência mútua;
Proposta de análise de improvisação idiomática.
Metodologia
Leitura e discussão de textos, vídeos e áudio-palestras.
Observação