Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Atuação
Subtítulo
Arte Marcial na formação do artista da cena
Cód. Disciplina - Turma
AC202 - B
Sala
Sala ED 03 - Faculdade de Educação
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Mariana Baruco Machado Andraus
Critério de Avaliação
Trabalho prático sintetizando os conteúdos trabalhados e elaboração de artigo.
75% de frequência
- Entrega do trabalho escrito
- Apresentação do trabalho prático
Bibliografia
ANDRAUS, M. B. M. Dança e arte marcial em diálogo: um estudo sobre o sistema de gongfu louva a deus e o ensino de improvisação em dança. Tese de Doutorado em Artes da Cena. Instituto de Artes, Universidade Estadual de campinas. Campinas-SP: [s.n.], 2012.
___________ . Kungfu/Wushu: Luta e Arte. São Paulo: Annablume, 2010.
__________ . Gonfu/Wushu como linguagem artística. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 6, p. 189-201, 2010. Disponível em: http://www.fap.pr.gov.br/modules/conteudo
/conteudo.php?conteudo=171
ANDRAUS, M. B. M.; SANTOS, I. F. dos; MENDONÇA, S. Gongfu/Wushu no cinema ocidental: reflexão sobre as relações entre artes marciais e artes cênicas pelo prisma do treinamento técnico do ator. Revista Moringa, V. 2, n. 2, pp. 93-104. Disponível em: http://periodicos.ufpb.
br/ojs2/index.php/moringa/issue/current
ANTUNES, M. M.; CARVALHO, C. Aspectos multidisciplinares das artes marciais. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2013.
ANTUNES, Marcelo Moreira; MENDONÇA, Samuel. Ethos e Wude como fundamentação da ética marcial: a educação de si mesmo. Revista Educação - Unianchieta, vol. 6, jan/jun 2012 (no prelo).
BALES, Malanie; NETTL-FIOL, Rebecca. The body eclectic: evolving practices in dance training. Chicago: University of Illinois, 2008.
FAN, Wong Hon. História do Estilo Louva-a-deus: a Invenção e o Desenvolvimento do Louva-a-deus do Norte – Escola de Boxe Chinês. Tradução e complemento para o inglês: Mestre Tony Chuy. Jornal da Associação dos Estudantes de Artes Marciais Tony Chuy. Nova Iorque. 2 ed. 2001. Também disponível em http://www.brendanlai.com/site/?q=node/3
LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. Org. Lisa Ullmann. Trad. Anna Maria Barros de Vecchi e Maria Sílvia Mourão Netto. 3. ed. São Paulo: Summus, 1978.
NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo: o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus Editorial, 1993.
RENGEL, Lenira Peral. Dicionário Laban. Dissertação de Mestrado em Artes. Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP: [s.n.], 2001.
SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
VICENCIO, Sanântana Paiva. Reencontrando o equilíbrio: as possibilidades do uso do Gong Fu no treinamento dos atores e criação de cenas. Dissertação de Mestrado em Arte. Departamento de Artes Cênicas, Universidade de Brasília. Brasília-DF: [s.n.], 2011.
WHEELER, Mark Frederik. Surface to essence: appropriation of the Orient by modern dance. Tese de doutorado (PhD). Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Ohio. Columbus-OH: [s.n.], 1984.
Conteúdo
Técnicas de gongfu extraídas do sistema louva-a-deus, circunscrevendo o treinamento em arte marcial como um meio possível para a preparação corporal do bailarino. Dentre as técnicas, constam: exercício de alongamento e aquecimento; treino de bases em deslocamento e resistência; técnicas de aplicação de luta em duplas; exercícios básicos de socos e chutes; uma forma de mãos livres.
- Na segunda metade do curso, espaço para exercícios de improvisação e elaboração de estudos coreográficos a partir dos conteúdos trabalhados.
- Referencial teórico sobre gongfu na pesquisa acadêmica em artes, sobre relações do oriente com a dança, sobre ecleticismo e dança pós-moderna.
Metodologia
Primeira metade da aula (9h às 10h20): preceitos coreológicos (Laban); relações da dança moderna e pós-moderna com técnicas orientais; aspectos teóricos do gongfu (histórico do gongfu e do sistema louva-a-deus, sistemas internos e externos; princípios rígidos e flexíveis do sistema louva-a-deus; conceituação de sarn sao, lings, formas e lutas aplicadas); orientações para elaboração dos artigos.
- Segunda metade da aula (10h40 às 12h): práticas de gongfu e, na segunda metade do curso, práticas de gongfu + práticas de improvisação em dança. Durante as práticas, serão trabalhadas a observação do tônus necessário para a luta e a aquisição desta qualidade; percepção da dinâmica dos movimentos de gongfu em termos de tempo, peso, espaço e fluência; aguçamento da percepção do outro (diferentes intensidades de toque) nos exercícios de contato; percepção da transferência de peso entre corpos; compreensão da luta como um possível meio para trabalhar o conflito cênico; compreensão do uso do espaço no sistema louva-a-deus.
Observação