Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Subtítulo
Historia da canção de camara brasileira
Cód. Disciplina - Turma
MS107 - A
Sala
Sala 4 - Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina será oferecida das 13:00 às 16:00 horas.
Docentes
Critério de Avaliação
Participação em aula
Trabalhos escritos
Interpretação artística
Bibliografia
ANDRADE, Mário de. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte: Villa Rica, 1965.
______. Modinhas Imperiais. São Paulo: Martins, 1930.
_______. Pequena História da Música. 4ª ed. São Paulo: Martins, 1953.
CAICEDO, Patrícia. La Canción Artística en América Latina: Antologia Crítica y Guia Interpretativa Para Cantantes. Barcelona: Tritó, 2004.
CORRÊA, Sérgio Alvim. Alberto Nepomuceno: catálogo geral. 2ª ed. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1996.
DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga – Uma Historia de Vida. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1999.
MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 2002.
__________. Francisco Mignone – O Homem e a Obra. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997.
__________. Heitor Villa-Lobos – Compositor Brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1992.
TANK, Niza de Castro. Minhas Pobres Canções. São Paulo: Algol Editora, 2006.
Conteúdo
Conscientizar da posição da canção brasileira entre as canções nacionais;
Mostrar a diversidade de linguagens e técnicas de que se constitui;
Estudar o desenvolvimento de sua linguagem através da história do Brasil;
Dar a conhecer a vida dos mais importantes compositores brasileiros deste gênero;
Conhecer suas mais importantes obras e intérpretes;
Metodologia
Aulas expositivas, com uso de bibliografia específica;
Audição de gravações;
Utilização de material iconográfico;
Análise comparativa de obras de literatura, pintura, escultura e arquitetura;
Análise de partituras;
Interpretação de trechos de obras por alunos
Observação