Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Historia da canção de camara brasileira

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - A


Sala Sala 4 - Depto. de Música
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
A disciplina será oferecida das 13:00 às 16:00 horas.

Docentes

Adriana Giarola Kayama

Critério de Avaliação

Participação em aula Trabalhos escritos Interpretação artística

Bibliografia

ANDRADE, Mário de. Aspectos da música brasileira. Belo Horizonte: Villa Rica, 1965. ______. Modinhas Imperiais. São Paulo: Martins, 1930. _______. Pequena História da Música. 4ª ed. São Paulo: Martins, 1953. CAICEDO, Patrícia. La Canción Artística en América Latina: Antologia Crítica y Guia Interpretativa Para Cantantes. Barcelona: Tritó, 2004. CORRÊA, Sérgio Alvim. Alberto Nepomuceno: catálogo geral. 2ª ed. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1996. DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga – Uma Historia de Vida. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1999. MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 2002. __________. Francisco Mignone – O Homem e a Obra. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997. __________. Heitor Villa-Lobos – Compositor Brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1992. TANK, Niza de Castro. Minhas Pobres Canções. São Paulo: Algol Editora, 2006.

Conteúdo

Conscientizar da posição da canção brasileira entre as canções nacionais; Mostrar a diversidade de linguagens e técnicas de que se constitui; Estudar o desenvolvimento de sua linguagem através da história do Brasil; Dar a conhecer a vida dos mais importantes compositores brasileiros deste gênero; Conhecer suas mais importantes obras e intérpretes;

Metodologia

Aulas expositivas, com uso de bibliografia específica; Audição de gravações; Utilização de material iconográfico; Análise comparativa de obras de literatura, pintura, escultura e arquitetura; Análise de partituras; Interpretação de trechos de obras por alunos

Observação