Turma AC200 - Movimento, Ação e Gesto - Turma A
Nome
Movimento, Ação e Gesto
Subtítulo
criação de matrizes
Cód. Disciplina - Turma
AC200 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AC200 - Movimento, Ação e Gesto
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
CURSO DE PRIMEIRA PARTE DO PRIMEIRO PERÍODO - Curso prático intensivo, realizado nas duas primeiras semanas de agosto (05 a 17), de segunda a sábado (09 as 13 hs). As aulas terão início no dia 05 de agosto.
Docentes
Ana Cristina dos Santos Tourinho
Critério de Avaliação
Participação nas aulas
Apresentação da sequência de ações
Trabalho escrito sobre a prática vivenciada na forma de artigo ou ensaio
Bibliografia
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Editora Perspectiva, 2006.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2001.
COLLA, Ana Cristina. Da minha janela vejo... relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no Lume. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ed.: Fapesp, 2006.
________________ . Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.
FERRACINI, Renato. Café com queijo: corpos em criação. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ed.: Fapesp, 2006.
_________________. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: Editora da Unicamp, Imprensa Oficial do Estado S.A., 2001.
Grotowski, Jerzy. Palestra. Sobre o método das Ações Físicas. In: Festival de Teatro de Santo Arcangelo, 1988, Itália. www.grupotempo.com.br
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João Wanderlei Geraldi. Conferência proferida no I SeminárioInternacional de Educação de Campinas, traduzida e publicada em julho de 2001, por leituras SME: Textos-subsídios ao trabalho pedagógico das unidades da Rede Municipal de Educação de Campinas/FUMEC
Conteúdo
Curso prático. Partindo de elementos do treinamento técnico para o ator desenvolvidos pelo Lume Teatro (transformação do peso em energia, articulação e segmentação corporal, dinâmica das ações no espaço e no tempo, modulação de energia, entre outros) chegando a criação, manipulação e codificação de matrizes corpóreas, partindo de diferentes focos: de energias potenciais do ator, da observação externa (pessoas, fotos, pinturas, etc) e da manipulação de objetos.
Metodologia
Aulas práticas sobre o tema abordado
Treinamento coletivo
Criação e apresentação de uma sequência de ações
Discussão sobre os princípios desenvolvidos
Observação
Trazer para o primeiro dia do curso:
- roupa confortável de trabalho,
- aproximadamente 10 imagens impressas, possíveis de serem manipuladas (fotos, pinturas, desenhos, recortes de revista) priorizando figuras humanas, mas podendo também incluir animais, paisagens e abstratas,
- caderno de anotações